Brasileira desenvolve nanossensor para detectar câncer sem biópsia

1 min de leitura
Imagem de: Brasileira desenvolve nanossensor para detectar câncer sem biópsia

Priscila Kosaka, uma brasileira que trabalha no Instituto de Microeletrônica de Madrid, está desenvolvendo um nanossensor para detectar câncer antes de os sintomas surgirem e sem a necessidade de fazer biópsia.

Segundo ela, a tecnologia é muito mais eficaz do que os exames de sangue tradicionais, e a taxa de erro é de 2 em 10 mil testes. A avaliação é feita a partir de uma coleta de sangue e, quando o dispositivo entra em contato com o fluído que passou por um tumor maligno, os anticorpos ficam mais pesados, e as partículas mudam de cor.

A previsão é que o nanossensor chegue ao mercado em até 10 anos. Durante esse período, a pesquisadora pretende incluir melhorias para identificar o tipo de células cancerígenas presentes no exame, além de diminuir o custo para que ele possa ser amplamente adotado.

Entretanto, quando for comercializado, pode eliminar a necessidade de procedimentos invasivos, como biópsias. A ideia é incluir o teste nas avaliações médicas de rotina e facilitar o diagnóstico e o tratamento do tumor ainda em estágios iniciais.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.