Imagem de: Cientistas desenvolvem teste para HIV feito pela câmera do seu smartphone

Cientistas desenvolvem teste para HIV feito pela câmera do seu smartphone

1 min de leitura
Avatar do autor

Uma equipe de pesquisadores da Florida Atlantic University desenvolveu um teste em duas partes que pode ser feito com o auxílio da câmera de um smartphone e que serve para detectar uma série de condições de saúde, incluindo a presença de HIV no organismo de alguém.

Para tanto, basta que se derrame uma única gota de sangue do paciente em uma lâmina plástica transparente especialmente desenvolvida para o teste e usar o aplicativo que foi criado para auxiliar no processo. A presença de indicadores de cada doença é mostrada com uma cor diferente  na lâmina, que possui centenas de nanopartículas, e o app serve como controle, graças às correspondências armazenadas em seu banco de dados.

O protótipo desenvolvido pelos cientistas já é capaz de detectar, além de traços de HIV, as bactérias E. coli e estafilococos, mas a ideia é agora adaptar o teste para que esse possa apresentar resultados de diversas outras enfermidades que acometem os seres humanos e até mesmo a presença de patógenos em amostras de água e comida.

Caso o condutor do teste não tenha conhecimento médico suficiente para determinar o resultado de um teste, será possível consultar a opinião de especialistas no mundo todo, bastando que se enviem imagens das amostras nas lâminas pelo próprio aplicativo.

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Veja também
Cientistas desenvolvem teste para HIV feito pela câmera do seu smartphone