Elizabeth Holmes tem 30 anos de idade e aos 19 deixou a faculdade para fundar a empresa Theranos, que usa tecnologia para tornar os exames de sangue mais simples, baratos e eficazes.

Apesar de ser pouco conhecida pelo público, a empresa situada no Vale do Silício, na Califórnia, é um modelo de sucesso. Recentemente, alguns investidores da iniciativa privada anunciaram mais recursos para a companhia, elevando o seu valor de mercado para US$ 9 bilhões.

O conselho da Administração da empresa conta com dois ex-secretários de Estado – Henry Kissinger e George Schultz – e um ex-secretário da Defesa dos Estados Unidos. Elizabeth Holmes ainda é dona da metade do negócio, o que significa que ela tem um patrimônio na casa dos US$ 4,5 bilhõe e de acordo com a revista Forbes, é a mulher mais jovem da História a se tornar bilionária com a própria empresa.

Elizabeth Holmes

Exames mais acessíveis

Para muitas pessoas, os exames de sangue são caros e invasivos, e ainda há aquelas pessoas que têm medo de agulhas. Assim, Holmes diz que metade dos americanos não faz os exames que são requisitados pelos seus médicos.

Diferentemente da concorrência, os testes da Theranos precisam de poucas gostas de sangue, tudo graças à tecnologia desenvolvida pela empresa, que é mantida totalmente sob sigilo.

Outro ponto é que a empresa oferece 200 preços diferentes para cada tipo de exame, sendo que a maioria deles são inferiores ao da concorrência. Ao contrário do restante do mercado, ela cobra pelos testes antes de sua realização.

Holmes também firmou uma parceria com a farmácia Walgreen, a maior cadeia de drogarias dos Estados Unidos, com 8,5 mil lojas nos pais, dizendo estar a 8 quilômetros de quase todos os cidadãos norte-americanos.

Cupons de desconto TecMundo: