Óculos de alta tecnologia poderão revolucionar cirurgia de câncer

1 min de leitura
Imagem de: Óculos de alta tecnologia poderão revolucionar cirurgia de câncer

(Fonte da imagem: Shutterstock)

Procurando facilitar o procedimento altamente complexo em que consiste a cirurgia oncológica, a escola de medicina da Universidade de Washington desenvolveu um óculos high-tech, integrado com sistema de vídeo e display, que possibilitaria uma visualização muito mais precisa de células cancerígenas, descomplicando consideravelmente este tipo de operação.

Mesmo com poderosos microscópios, os cirurgiões encontram muita dificuldade em distinguir células cancerígenas de células saudáveis. A consequência disso é que frequentemente há casos em que torna-se necessária uma segunda cirurgia para eliminar partes do tumor que não foram encontradas durante a primeira intervenção.

A nova tecnologia, que ainda não foi nomeada, serviria para enxergar mais facilmente essas células, que agora passariam a brilhar na cor azul, após ser injetado no paciente um corante especial, responsável por apontar a localização do câncer.

(Fonte da imagem: Reprodução/Science Daily)

Ainda em testes

A invenção ainda se encontra em seus estágios primários de desenvolvimento e precisa de muitos testes antes de ser disponibilizada para uso, mas o time de pesquisadores e profissionais envolvido em sua criação está bastante positivo quanto à expectativa de sucesso do projeto e aos benefícios que ela poderia proporcionar à medicina mundial.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.