(Fonte da imagem: Reprodução/Descopera)

Pode parecer irônica demais a descoberta do sangue artificial na mesma região que inspirou a lendária figura de Drácula, mas este fato realmente aconteceu: um grupo de pesquisadores na famosa região da Romênia informou que testes com a substância foram aplicados com sucesso em ratos. A composição – formada por água, sal e uma proteína extraída de vermes marítimos – parece ter cumprido com sucesso o trabalho de transportar o oxigênio pelo organismo.

A pesquisa foi conduzida pelo professor Radu Silaghi-Dumitrescu, que confirmou os sintomas estáveis dos roedores utilizados no experimento. Segundo o pesquisador, todos os testes anteriores não deram certo pela utilização da proteína errada, que deveria manter a substância imune aos fatores de stress do organismo.

Os testes com ratos prosseguirão até que a equipe tenha certeza de que não há efeitos negativos. “Testes em humanos são um tópico muito delicado; nós precisamos de muitas certificações e elas representam um enorme risco”, comentou o professor responsável pela pesquisa.

Cupons de desconto TecMundo: