Robô-cirurgião realiza procedimento na retina impossível para mãos humanas

1 min de leitura
Imagem de: Robô-cirurgião realiza procedimento na retina impossível para mãos humanas

Cirurgias e procedimentos médicos mais complexos nunca são fáceis, mesmo para médicos especializados e altamente qualificados. Quando a situação é rara, esse quadro se agrava e complica, como é o caso de um coágulo sanguíneo em uma veia mais fina que um fio de cabelo na retina. Mesmo com habilidades, qualquer mão humana é incapaz de realizar essa ação, mas não é o caso com robôs.

Pela primeira vez, uma máquina conseguiu realizar o procedimento e aplicar uma injeção em uma veia com apenas 0,1 milímetro de espessura, algo impossível de ser feito de forma manual. Além disso, o remédio deve ser medicado por cerca de 10 minutos, algo ainda mais difícil.

Trata-se de um procedimento extremamente complicado

Basicamente, a oclusão venal da retina é um problema que diminui drasticamente a visão e pode levar à cegueira. Por conta da dificuldade, o tratamento de cada olho custa 32 mil euros (R$ 106 mil). Para completar, o valor nem é para curar o olho, pois não há cura; o objetivo é apenas reduzir os danos colaterais.

O robô consegue administrar um medicamento por 10 minutos em uma veia ocular de apenas 0,1 milímetro

O robô foi construído por uma equipe de cientistas da Bélgica, da universidade KU Leuven. Se tudo continuar a funcionar da maneira correta, os pesquisadores serão capazes até mesmo de curar pessoas cegas que tenham esse problema. A máquina construída por eles consegue ser extremamente precisa com uma agulha ainda mais fina, que tem 0,03 milímetro de espessura.

A agulha deve colocar o medicamento, que é capaz de dissolver o coágulo. Contudo, o equipamento ainda está em fase de testes e deve passar por muitas outras etapas antes de ser aplicado efetivamente em hospitais, mas ainda assim é uma ótima notícia para a medicina e um exemplo mais do que perfeito do quanto a tecnologia pode nos ajudar.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.