Usa PC e smartphone o dia todo? Você pode ter astenopia digital e nem sabia

1 min de leitura
Imagem de: Usa PC e smartphone o dia todo? Você pode ter astenopia digital e nem sabia
Imagem: Shutterstock

Sabe quando os seus pais falam para você ir fazer outra coisa além de ficar com a cara grudada no computador ou smartphone? Talvez seja melhor ouvir o recado: essa é a principal causa de uma doença ocular que atinge cada vez mais pessoas e, muitas vezes, não é notada ou tratada do jeito certo.

Trata-se da astenopia digital (digital eye strain), que também pode ser chamada de "tensão nos olhos" ocasionada pelas telas. Esse problema é um desconforto físico sentido depois de duas ou mais horas em frente a uma display e está associado com o consumo de conteúdo a uma distância curta entre os seus olhos e o painel — algo comum quando você vê um vídeo no smartphone, por exemplo.

Os sintomas incluem vermelhidão nos olhos, irritação ou a sensação de que eles estão "secos". Além disso, a vista fica turva ao visualizar conteúdos digitais e você sente até um cansaço geral e dores de cabeça de tanto ter que ler fontes pequenas e imagens. Quer mais? Torcicolo e dores gerais nos ombros, nas costas e no pescoço por conta da postura incorreta durante o consumo de conteúdo digital.

Eu tenho que me preocupar?

Segundo um estudo do The Vision Council, 68% dos jovens da geração Millennials (nascidos entre 1981 e 1996) possuem sintomas de astenopia digital. Nessa faixa etária, é costume levar o celular para a cama e consumir menos televisão — quando a distância do olho para a tela costuma ser maior, ou seja, menos prejudicial.

Além disso, estudos ainda em fase de desenvolvimento estão cada vez mais focados na emissão da "luz azul" típica desses aparelhos digitais. Como ela penetra mais no seu olho do que a luz ultravioleta e aumenta ainda mais a tensão ocular, é possível que o consumo excessivo até danifique a retina.

A astenopia digital pode ser bastante reduzida se você tirar pausas frequentes das telas, ajustar a iluminação do ambiente e do aparelho e, se o caso for grave, comprar um filtro que reduza a intensidade da luz azul do dispositivo. Um oftalmologista pode diagnosticar a doença, então não deixe de consultar o seu médico se sentir que esse é o seu caso.

Você fica com dor de cabeça e nas costas se usa PC ou celular por tempo demais? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.