Helio P10: chipset da MediaTek estará em 100 celulares que saem em 2016

1 min de leitura
Imagem de: Helio P10: chipset da MediaTek estará em 100 celulares que saem em 2016
Imagem: UnWire.hk

Com a chegada de 2016, a MediaTek tem motivos de sobra para olhar para o ano com expectativas bastante positivas. Segundo o vice-presidente da companhia, CJ Hsiesh, mais de 100 modelos de smartphones lançados nos próximos meses trarão dentro de si uma unidade do SoC Helio P10, o atual top de linha da fabricante taiwanesa.

O chip conta com o que se chama de uma “CPU octa-core verdadeira”, que apresenta oito núcleos Cortex-A53 idênticos rodando com velocidade máxima de 2 GHz. Junto a isso, o SoC inclui uma GPU Mali-T860 MP2, que funciona a 700 MHz. Fabricado usando um processo de 28 nm, o Helio P10 oferece suporte a até 4 GB de memória RAM LPDDR3 e contém ainda um modem preparado para lidar com redes LTE de categoria 6.

O atual top de linha da MediaTek já vem sendo enviado para fabricantes de smartphones do mundo todo desde o último trimestre de 2015, então é possível que alguns dos 100 modelos que contam com o chip já cheguem até o final de março. Os celulares com o SoC estão sendo produzidos por 50 fabricantes distintas, das quais a maioria são empresas chinesas que pretendem lançar smartphones de ponta. 

Próximo passo

Depois que os aparelhos com o P10 saírem, o foco da MediaTek deve passar para seu próximo chipset de ponta, o tão falado Helio X20. O primeiro SoC para celulares do mundo a contar com dez núcleos, a novidade é fabricada por meio do processo de litografia de 20 nm e deve ter um desempenho superior ao de todas as soluções atuais no que diz respeito à economia de energia, segundo a empresa. Clique aqui para saber mais sobre o chip.

O que você espera dos dispositivos com processadores da MediaTek? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.