As surpresas tecnológicas do stand da MediaTek na Computex 2015 [vídeo]

3 min de leitura
Imagem de: As surpresas tecnológicas do stand da MediaTek na Computex 2015 [vídeo]

A Computex é considerada a mais importante feira de eletrônicos e tecnologia da Ásia e é realizada anualmente em Taipei, a capital de Taiwan. Não é por menos que as companhias sediadas nessa cidade investem pesado na apresentação de seus produtos nesse evento.

Uma dessas empresas é a MediaTek, que montou um stand repleto de equipamentos dotados de seus chips. Nós já publicamos o recurso para tirar fotos instantaneamente, as soluções que prometem melhorar a qualidade de imagem nos portáteis, a detecção de batimentos cardíacos por uma câmera e a função aprimorada de carregamento sem fio de eletrônicos. Mas o booth da companhia local guardava mais uma série de projetos, os quais você vai conhecer a seguir.

Para cuidar da saúde

Uma das aplicações possíveis dos chipsets da MediaTek está na área de cuidado com a saúde. No booth da empresa, estava em exibição o Contact-free Baby Monitor, que, como o nome revela, é um sistema para o monitoramento de bebês sem que nada fique em contato com eles.

Usando apenas um smartphone, o equipamento detecta o choro a partir do microfone e envia um alerta imediatamente para o número de telefone predefinido. Além disso, é possível detectar a respiração da criança e o seus batimentos cardíacos para determinar a atual situação da saúde dela.

Por sua vez, o chip MT2502 é usado no Hutcabb. O equipamento consiste em uma pulseira que serve para a detecção de quedas. Usando diversos tipos de sensores de movimento, o equipamento identifica que a pessoa caiu, emite um alarme sonoro e encaminha uma mensagem para um contato preestabelecido. Como é de se imaginar, o aparato tem grande utilidade para auxiliar no monitoramento de idosos.

Tomando conta da sua sala

A MediaTek também quer entrar na sala das nossas casas. Para isso, um dos componentes da companhia faz parte do sistema MediaTek Sharing Center. Trata-se de uma tecnologia que transforma a TV em uma plataforma de compartilhamento de fotos. Você pode visualizar imagens do seu smartphone ou tablet na televisão simplesmente deslizando alguns dedos na tela do portátil.

Além disso, com um movimento gestual é possível copiar uma fotografia exibida na telona. Vale mencionar também que qualquer convidado pode fazer o mesmo, sem restrição de sistema operacional ou exigência de um aplicativo específico.

Outro modelo com finalidade parecida é o MT8507. Ele atua dentro de um alto-falante WiFi que conecta múltiplos serviços de streaming de áudio, os quais podem ser reproduzidos de diferentes sistemas operacionais — incluindo iOS, Android, Windows e OS X. Entre os softwares suportados, estão Spotify, Google Play, Pandora, Deezer, Rdio, NPR One, TuneIn e iHeartRadio.

Nos tradicionais equipamentos de som, as músicas são reproduzidas diretamente do smartphone ou tablet, ou seja, quando recebe uma ligação, a reprodução é interrompida. A solução da MediaTek executa as faixas diretamente da nuvem, e apenas a conexão de configuração acontece pelo portátil.

Prêmios de jovens talentos

A empresa taiwanesa também separou espaço para alguns dos vencedores do seu programa Everyday Genius, que incentiva a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias. Um dos projetos demonstrados foi um equipamento para fazer vinho em casa, mesmo que você não tenha conhecimento prévio sobre isso.

A partir de um aplicativo, é possível escolher o tipo de vinho desejado. Em seguida, o app informa os ingredientes necessários e exibe um guia passo a passo da preparação, além da ordem de inserção na máquina de fabricação. O processo é monitorado por um circuito integrado, que encaminha dados para o app em tempo real, informando se há algum problema de fermentação ou se tudo está correndo como necessário, por exemplo.

O booth ainda exibia a Skuro Moto, uma scooter elétrica usada em um dos campus de uma das mais tradicionais universidades do país. A moto possui a plataforma MediaTek LinkIt, que incorpora módulos GPS, GPRS, Bluetooth e WiFi. Aliada a um aplicativo mobile, é possível monitorar o deslocamento dos veículos, acompanhar o consumo da bateria e a data e horário da locação — os veículos podem ser alugados pelos alunos para se deslocar dentro e fora da instituição de ensino.

O TecMundo viajou para cobrir a Computex 2015 a convite da MediaTek.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.