Saiba se seu computador está superaquecendo

3 min de leitura
Imagem de: Saiba se seu computador está superaquecendo

Tela azul e reinicialização automática são sintomas de superaquecimento. (Fonte da imagem: Reprodução/Masterfile)

O superaquecimento pode fazer sua máquina apagar assim, em um estalar de dedos. Mas como saber se a temperatura do seu computador está realmente alta? Se seus componentes ultrapassam os 55 ºC, fique atento: talvez esteja na hora de limpar ou até mesmo trocar seu cooler e dissipador.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Nota: placas de vídeo trabalham normalmente a temperaturas mais altas. É preciso então consultar as especificações técnicas de cada fabricante antes de estabelecer os 55 ºC como limite-padrão aos cartuchos gráficos.

E descobrir quanto calor está sendo gerado pelas peças da sua máquina é bastante fácil. Porém, antes de colocarmos de fato as mãos na massa, é preciso que saibamos se o hardware está sendo acometido realmente pelo superaquecimento.

Os sintomas de uma máquina quente demais

Avaliar a performance de seu computador de modo físico (isto é, de maneira a não se valer apenas dos valores informados por um ou outro software) é possível. Alguns sinais de alerta podem ser emitidos por sua máquina. Confira esta lista de sintomas característicos a componentes quentes demais e então decida-se: vale a pena deixar todo o hardware à mostra e limpá-lo de uma vez?

  • Sons incomuns

Os ventiladores que resfriam fontes de alimentação, placas e processadores são comuns à maioria dos computadores. Se você tem ouvido zumbidos ou barulhos que se parecem com um bipe musical, pode ser que algum cooler esteja com problema.

  • Clarão azul e desligamento automático

Ao atingir temperaturas muito elevadas, o sistema pode ser reiniciado automaticamente. Em alguns casos, pode ser que uma tela azul alerte você sobre o “modo de superaquecimento”. Seu computador reiniciou automaticamente e as peças estão de fato quentes?

  • Pasta térmica "vencida"

Algumas máquinas contam com uma pasta térmica entre dissipadores e processadores. Pode ser que seus coolers estejam funcionando adequadamente, mas o composto térmico existente entre as peças pode ter endurecido – o que é capaz de causar, dessa forma, o superaquecimento.

Uma simples limpeza pode otimizar sua refrigeração. (Fonte da imagem: Reprodução/Instructables)

Instale um “termômetro digital”

Nenhum dos sintomas anteriores foi constatado, mas ainda assim você está desconfiado de que seu hardware está realmente superaquecendo? Baixe um programa de forma gratuita e consulte todas as informações relacionadas ao seu PC ou notebook. Acompanhe esta breve descrição de Speccy e saiba a temperatura de cada uma das suas peças.

Passo 1 – Download e instalação

Ao clicar neste link, você será direcionado à descrição do software Speccy. Siga as instruções informadas pelo Baixaki e deixe este programa rodar em sua máquina. Pronto? Parta então para o próximo passo desta rápida dica.

Passo 2 – Verifique as temperaturas

Com Speccy aberto, clique sobre o ícone “Sumário”. Espere até que todas as informações de sistema sejam coletadas pelo aplicativo e verifique então a temperatura de CPU, RAM, placa-mãe, gráficos e discos rígidos – conforme demonstrado pela imagem postada abaixo deste parágrafo.

(Fonte da imagem: Divulgação/Tecmundo)

E se os valores ultrapassarem os 55 ºC? Nesse caso, pode ser conveniente aplicar algum método de manutenção em seu computador. Assista aos vídeos seguintes e aprenda a limpar seus coolers e seu dissipador. Saiba também como aplicar pasta térmica em seu computador e, neste link, descubra se já não é chegada a hora de trocar seu pequeno ventilador.

Atenção! Antes de abrir seu computador, certifique-se de consultar as condições de garantia estabelecidas pelo fabricante de sua máquina. Se a poeira for tirada de seu cooler sem a tomada desta precaução, pode ser que este direito seja invalidado.

Limpeza de cooler e de dissipador

Aplicação de pasta térmica

....

Poeira, falha nas ventoinhas e canais de ventilação obstruídos podem ser algumas das causas do superaquecimento. Lembre-se de consultar as condições de garantia determinadas pelo fabricante de sua máquina antes de remover qualquer componente, verifique a temperatura das peças por meio do software Speccy e dê um fôlego a mais ao seu computador.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.