It's a trap! Publicidade maliciosa atinge vários sites pornôs

1 min de leitura
Imagem de: It's a trap! Publicidade maliciosa atinge vários sites pornôs

Você está na sua casa, tranquilo e sem nada para fazer. Então, resolve acessar alguns sites como o xHamster, o RedTube e o PornHub – assim, só para tirar aquele lazer. Você está lá, navegando e separando algumas abas quando, sem saber, está sendo infectado por publicidade maliciosa — exato: mesmo sem clicar em qualquer propaganda.

De acordo com o IB Times, centenas de sites pornográficos estão sendo usados para espalhar propagandas conhecidas como "malvertising". O resultado disso são vários dispositivos infectados com malware. Nos últimos meses, os relatos indicavam que os domínios citados acima haviam sofrido ataque similares. Agora, outros sites que reúnem milhares de usuários estão listados com as propagandas maliciosas.

Alguns dos novos sites divulgados são:

  • DrTuber
  • Nuvid
  • Eroprofile
  • IcePorn
  • Xbabe

Quem descobriu o problema foi a empresa de segurança online Malwarebytes, comentando que essas propagandas maliciosas têm como host e distribuidora a rede de publicidade adulta AdXpansion. E, sim: não é necessário clicar no "banner" para ser afetado.

"O resultado final para estes computadores infectados é o mesmo, mas, como a maioria das formas de malvertising, os próprios sites não têm muito controle sobre o que é apresentado aos visitantes", comentou o analista da Malwarebytes, Chris Boyd, ao IBTimes UK.

Boyd também disse que todo mundo está "dependente" de uma cadeia de confiança. "E ela é facilmente quebrada por pessoas inescrupulosas que buscam poluir a rede com propaganda maliciosa. O desafio é encontrar maneiras de reduzir as ameaças para essas pessoas que estão em risco", disse.

Como você se protege de propagandas maliciosas? Comente no Fórum do TecMundo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.