Novo golpe usa mensagem SMS para instalar malware no seu celular

1 min de leitura
Imagem de: Novo golpe usa mensagem SMS para instalar malware no seu celular
Imagem: V3

A AdaptiveMobile acaba de descobrir um novo malware que está infestando diversos smartphones pelo mundo, em um surto que tem crescido a uma velocidade alarmante.

O vírus, de nome “Gazon”, utiliza o mais velho dos truques para infectar as vítimas: a ingenuidade dos donos dos aparelhos. A ideia por trás dele é surpreendentemente simples. Usando os contatos de seu aparelho, o malware envia mensagens para outras pessoas e, no melhor estilo de um Spam, diz que elas foram premiadas com um cartão-presente da Amazon.

Acessando o link da mensagem, você é levado para uma página de download que supostamente permite instalar o app com o prêmio de US$ 200 – ao baixar o item, no entanto, você apenas está instalando o arquivo malicioso no celular. Executar o aplicativo apenas leva a pessoa a uma pesquisa; esta, por sua vez, abre mais páginas de Spam e propagandas, gerando mais lucros para o dono do malware enquanto a vítima não ganha nada.

Página falsa de download do Gazon

Como dito antes, o vírus não se limita a isso, apenas. Ele também rouba todos os seus contatos, e usa seu número para espalhar o malware para outros. Para complicar um pouco mais o caso, parece que nenhum antivírus do mercado é capaz de detectar o arquivo malicioso, sendo que até mesmo serviços como o Virus Total não indicaram qualquer perigo.

Surto de infecção

Embora utilize um método simples e bem conhecido, não foram poucos aqueles que caíram no truque. Segundo a AdaptiveMobile, o Gazon teve origem nos EUA, no dia 25 de fevereiro, e já infectou milhares de dispositivos móveis em mais de 30 países diferentes (incluindo Canada, Reino Unido, França, Índia, Coreia, México, Austrália e Filipinas).

Vale notar também que as mensagens SMS não foram o único meio de propagação: páginas de Facebook e email também foram usadas para propagar o malware. O SMS foi o método principal de transmissão em 99% dos casos, no entanto.

Ao instalar o app, o malware se disfarça de um aplicativo da Amazon

Infelizmente, por enquanto, não há notícias sobre uma solução para o problema gerado por eles. Mas ao menos a solução para evitar o problema continua sendo simples: se você receber um prêmio que parece bom demais para ser verdade, provavelmente é porque ele é bom demais para ser verdade.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.