Malware de Android simula desligar o aparelho para espionar os seus dados

1 min de leitura
Imagem de: Malware de Android simula desligar o aparelho para espionar os seus dados

A AVG descobriu um novo malware para Android. Batizado de PowerOffHijack, ele explora uma vulnerabilidade se aproveitando do momento em que o usuário desliga o aparelho para espionar informações do dispositivo.

Ao ser instalado, o vírus exige permissões root para efetuar alterações no sistema. Quando o smartphone está prestes a ser desativado, o PowerOffHijack simula o processo de desligar o dispositivo, mostrando a animação característica e apagando a tela, porém faz com que o sistema continue funcionando.

O malware então aproveita o momento para obter suas fotos, efetuar ligações, enviar mensagens e acessar qualquer dado que esteja guardado no aparelho sem notificar o usuário. Um verdadeiro pesadelo para qualquer pessoa preocupada com segurança e privacidade.

Focos de infecção

Segundo a AVG, o PowerOffHijack atingiu mais de 10 mil dispositivos, a maioria na China, onde o aplicativo apareceu inicialmente através das app stores locais. O malware pode afetar dispositivos com Android 4.4 ou anterior.

Os antivírus mais recentes da AVG conseguem detectar a infecção, mas a recomendação da empresa é que os usuários retirem a bateria do smartphone quando quiserem ter certeza de que o aparelho está desligado.

Porém, a dica principal é sempre ficar de olho no que instala, especialmente em lojas de aplicativos não oficiais.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.