Malware de Android garimpa Bitcoins enquanto seu celular recarrega

1 min de leitura
Imagem de: Malware de Android garimpa Bitcoins enquanto seu celular recarrega

Alguns donos de celulares e tablets Android têm reparado que seus aparelhos estão aquecendo demais e demorando demais para carregar. A causa do problema, no entanto, é um novo malware presente em alguns aplicativos populares que aproveita o processamento do aparelho para garimpar Bitcoins quando ele está sendo carregado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

De acordo com a companhia de antivírus Trend Micro, é possível que o malware (chamado ANDROIDOS_KAGECOIN.HBT) tenha atingido milhares de aparelhos, uma vez que o malware foi detectado em aplicativos originários da loja do Google Play, como Songs, Football Manager Handheld e TuneIn Radio. Os aplicativos foram infectados com o código de um aplicativo específico feito para usar o Android para garimpar moedas virtuais. Para esconder esse código extra, o autor do malware modificou as seções relativas aos anúncios presentes nos aplicativos.

“O malware utiliza os recursos do celular para garimpar moedas virtuais como o Bitcoin. No caso, o telefone das vítimas é colocado para trabalhar e fazer dinheiro para o atacante. Isso é uma amostra de como o setor mobile está se tornando tão perigoso, se não mais perigoso, que o PC”, explicou o diretor da Trend Micro, Christopher Budd ao site Mashable.

Apesar de inteligente, o processo não é exatamente muito eficaz. “Aparelhos celulares não contam com um desempenho tão bom para garimparem moedas efetivamente. Além disso, os usuários logo devem notar o comportamento anômalo de seus aparelhos, como a demora para recarregar e o aquecimento excessivo. Enquanto é possível ganhar dinheiro dessa forma, isso acontece em um ritmo bastante lento”, garantiu Budd.

Com dúvidas sobre Bitcoins? Confira nosso video explicativo e saiba como funciona essa moeda.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.