Brasil fica em quarto lugar mundial no quesito de ataques de phishing

1 min de leitura
Imagem de: Brasil fica em quarto lugar mundial no quesito de ataques de phishing

(Fonte da imagem: Reprodução/DefesaDigital)

Nesta quinta-feira (31), a RSA Anti-Fraud Command Center (também conhecida pela sigla AFCC) publicou o Relatório de Fraude referente ao mês de outubro. Dessa maneira, pode-se constatar que a quantidade de fraudes online por phishing aumentou em 36% quando comparado a agosto, resultando em 49.119 ataques em todo o mundo.

Um dos pontos interessantes desta pesquisa é o fato de que o Brasil ficou posicionado em quarto lugar entre os países responsável por ataques de phishing. Isso quer dizer que o país ficou com 4% de todo o volume mundial deste tipo de atividade, sendo que 3% deste total teve hospedagem em território brasileiro.

Números gerais...

Os três primeiros lugares ficam com os Estados Unidos (28%), Reino Unido (13%) e, para fechar o pódio, a Índia (7%). Em relação a hospedagem de ataques, os EUA continuam liderando a lista com 42% do número total, seguido de longe pela Alemanha e Canadá (6% cada), Holanda (5%) e Rússia, Reino Unido, Colômbia e França (4% cada).

Por conta do crescimento de ataques e por conta da quantidade realmente alarmante, a RSA fez de outubro o mês da Conscientização da Segurança Cibernética. Para que realmente haja conscientização, a organização começou a trabalhar em parceria com a norte-americana National Cybercrime Security Alliance (NCSA) a ferramenta chamada Online Identify Risk Calculator.

Ajudando a educar

A intenção é a se utilizar dez perguntas para identificar atividades de risco que as pessoas possam ter o costume de realizar dentro da sua rotina dentro da internet — também há dicas para tornar o seu perfil mais cuidadoso e seguro. Caso você esteja interessado, basta clicar aqui e passar pelo processo de testes.

Com isso, foi possível identificar alguns dados interessantes, como o fato de que 67% das pessoas de todo o mundo acessam a conta bancária frequentemente pela internet, 83% realizam comprar pela internet uma vez por mês, 35% foram infectados por um Cavalo de Tróia no último ano e 37% acessa jogos online mensalmente.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.