Cuidado! Malwares disfarçados de antivírus invadem as lojas de apps

2 min de leitura
Imagem de: Cuidado! Malwares disfarçados de antivírus invadem as lojas de apps

Desde que foram criados, o papel dos antivírus é bem claro: proteger o computador do cliente de possíveis ameaças externas. Quando o conceito desse software foi portado para o universo mobile, era natural que essa proteção se repetisse, certo? Uma série de apps colocados recentemente na Google Play, no entanto, traem a confiança do cliente ao se revelarem verdadeiros lobos em pele de cordeiro. Sim, estamos falando de ao menos sete malwares disfarçados de antivírus para Android.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A descoberta foi feita pela McAfee no final de maio e confirmada recentemente pela RiskIQ em um estudo bem amplo de segurança no mercado móvel. Segundo a empresa de cibersegurança, esses softwares maliciosos usam o medo do público diante de ameaças digitais para se oferecer como uma solução de segurança falsa. A maioria deles, ao que parece, dizem proteger o celular do temido WannaCry. O detalhe? O ransomware não atinge smartphones, apena apenas PCs com versões mais antigas do Windows.

Busca por proteção contra WannaCry abriu portas para os cibercriminosos

Além dos produtos que fingem combater o WannaCry, foram detectados ao menos 508 aplicativos que levantaram o alerta vermelho no detector de malwares da firma de segurança – de um total de 4,292 apps de antivírus na loja da Google. Isso quer dizer que, ao tentar baixar um desses programas da Google Play, um usuário comum tem cerca de 10% de chance de instalar um trojan ou vírus em vez de uma solução genuína de proteção para o sistema.

Fora da loja de apps do Android, o cenário não parece muito melhor

Fora da loja de apps do Android, o cenário não parece muito melhor. Em sites terceirizados, por exemplo, a RiskIQ encontrou dezenas de outras variações de vírus e malwares disfarçados de programas de proteção, limpeza ou VPN – vários deles com milhares de downloads. Vale notar que nem os adeptos do iOS escapam dessa realidade, já que a empresa também detectou na App Store softwares maliciosos que se aproveitavam do sistema de assinatura via Touch ID para roubar dinheiro e informação dos consumidores de forma simples e rápida.

Com tudo isso em mente, a melhor forma de se proteger contra esse tipo de ataque indireto dos cibercriminosos ainda é baixar apps somente das lojas oficiais das plataformas mobile e apenas de desenvolvedores e empresas que você confia. Em caso de dúvida, sites como o Baixaki oferecem uma dose extra de proteção ao conferir individualmente cada um dos programas replicados e analisar detalhadamente os pontos fortes e fracos desses produtos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.