Malwares são coisas comuns no computador e têm se tornado cada vez mais frequentes em dispositivos mobile. Um novo vírus para Android surgiu agora e pode ser a perdição para muita gente, pois o software malicioso realiza downloads automaticamente, incluindo de apps e jogos pagos.

Ter o smartphone travando, dados roubados ou situações parecidas é um incômodo para muita gente, mas, quando o problema mexe no bolso, a coisa fica séria. O Android.DownLoader, que tem o codinome de Skyfin, é distribuído em utilitários modificados que são distribuídos em lojas de apps terceirizadas, os quais, quando baixados, infectam o aparelho do usuário.

Malwares

De acordo com especialistas, o vírus é capaz de comprometer a Play Store e baixar automaticamente diversos outros aplicativos, que não são necessariamente instalados, mas sim armazenados em pastas locais. Basicamente, o Trojan consegue capturar dados de diversos serviços da Google capazes de conceder a autorização forçada para a Play Store.

Além de fazer o donwload automático, o Skyfin consegue comprar utilitários, executá-los, aceitar os termos e as condições, fazer compras in-app, clicar em banners e propaganda e muito mais, ideal para aumentar a renda de alguns softwares. Com tantos malefícios, certamente é algo a se evitar.

Para evitar o Skyfin é bem simples: basta não baixar nenhum app fora da Play Store

Pode parecer besteira, mas é muito fácil evitar a infecção: basta baixar apks apenas da Play Store ou de fontes que você tenha certeza absoluta que não são maliciosas. Em outras palavras: se você realizar o donwload de fontes oficiais, será impossível ser contaminado. Por mais que pareça algo trivial, baixar softwares diretamente na loja oficial da Google evita dores de cabeça como o Skyfin.