Mac OS X: como otimizar seu sistema para jogos

3 min de leitura
Imagem de: Mac OS X: como otimizar seu sistema para jogos

Preferências gráficas devem ser consultadas junto a desenvolvedores. (Fonte da imagem: Reprodução/LifeHacker)

Discussões calorosas ainda insistem em emparelhar o sistema operacional Windows ao OS da Apple. Mas afinal: Macs servem para jogos? Já desmistificamos este tema em um de nossos artigos – que você pode conferir aqui. Fato é que os computadores da Maçã têm conseguido cada vez mais destaque mundo afora – e games têm rodado nestas plataformas sem quaisquer engasgos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Este breve artigo tem o objetivo, portanto, de listar algumas dicas simples sobre como melhorar o desempenho do seu Mac em jogos. Desative o funcionamento de aplicativos secundários, libere espaço em sua RAM e otimize assim a performance de seu OS X.

É importante dizer que, nas dicas a seguir, nenhuma orientação é feita acerca das preferências gráficas que deverão ser usadas em um ou outro game. Afinal, cada título conta com configurações particulares – consulte o site de desenvolvedores e verifique qual é a melhor opção para cada um dos jogos de sua biblioteca.

Libere espaço em sua memória RAM

Que tal escanear seu sistema e vaporizar todo o lixo? Para que um bom resultado seja registrado por seu Mac na hora da jogatina, um bom espaço de RAM deverá estar disponível. E liberar memória é bastante fácil. Baixe o programa CCleaner e execute todas as tarefas de limpeza oferecidas pelo software.

Além de aumentar a memória de processamento em seu Mac, mais melhorias podem ser feitas por meio do CCleaner (ou através de qualquer outra ferramenta de manutenção). Cookies, caches e eventuais problemas de registro em seu computador são outros dos pontos que, quando faxinados, vão deixar seu sistema ainda melhor.

Desative a execução de aplicativos secundários

É comum que aplicativos de pouco uso fiquem funcionando em sua segunda tela. Esses programas consomem alguma parte de memória RAM e acabam não permitindo a obtenção máxima de desempenho por parte de seu Mac. Acesse a tela secundária de seu computador, clique sobre o ícone ilustrado por um sinal de “–” e feche alguns dos aplicativos por meio do botão “X”.

(Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Durante o jogo, calculadora, calendários e relógio não são necessidades vitais, certo? Em nosso caso, apenas quatro extensões se mostraram presentes no dashboard. A quantidade de aplicativos funcionando em plano secundário pode variar de sistema para sistema – de toda forma, certifique-se de deixar apenas programas fundamentais rodando nessa área de serviço.

Limite seus processos

Quanto mais processos forem desempenhados por seu computador, mais memória RAM será consumida. Se você está usando o Steam, por exemplo, trate de esperar que o serviço seja devidamente finalizado. Durante sua jogatina, não execute nada além do game.

Monitore suas atividades

Você certamente conhece o Monitor de Atividade do OS X. Para acessá-lo, execute o aplicativo Finder e digite, na caixa de diálogo, o nome do dispositivo: “Monitor de Atividade”. Com este recurso aberto, você poderá analisar de vez quais tarefas estão sugando memória RAM de seu sistema.

(Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

O Monitor de Atividade vai exibir dados relacionados à atividade de disco, utilização de disco, CPU e sistema. Por meio deste aplicativo, tarefas poderão ser facilmente monitoradas e, se necessário, encerradas.

Sugestão: rode o Windows em seu Mac

Pode ser que os primeiros comentários sobre este tópico falem justamente sobre o tal aparente absurdo: “Rodar o Windows em um Mac? Quem em sã consciência faz isso?”. Acontece que o hardware de um Mac pode otimizar o desempenho de um sistema Windows. Além disso, cabe destacar que certos jogos ainda não atingiram a plataforma da Apple.

(Fonte da imagem: Reprodução/Nexttowindows)

Mas como instalar o Windows em um Mac? Clique aqui e confira um tutorial completo acerca deste processo.

....

Essas considerações dizem respeito a melhorias relacionadas diretamente ao seu sistema operacional. Conforme mencionado, é preciso que as preferências de gráficos de cada jogo, por exemplo, sejam consultadas junto a desenvolvedores. Pode ser, ainda em outro palpite, que um ou outro game rode melhor em tela cheia que quando executados em modo minimizado. Faça suas experiências, junte-as às dicas deste artigo e otimize assim o desempenho de seu OS X.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.