Courier: o booklet secreto da Microsoft

5 min de leitura
Imagem de: Courier: o booklet secreto da Microsoft

Mobilidade, praticidade e muita versatilidade são as palavras chave para definir o Courier, o lançamento da Microsoft para o mercado de tablets. Ainda sem previsão de chegada às lojas, o novo brinquedinho chega desbancando o até então “sonho de consumo” Tablet da Apple. O sentimento de que existe um “brinquedo novo” chegando só fez crescer na manhã deste 23 de setembro de 2009. Mas o que tem este tablet de tão especial?

Em vez de trabalhar com apenas uma grande tela multitoque e diversos aplicativos já conhecidos – tal qual um iPhone gigante ou então apenas a tela de um notebook, porém com propriedades de toque – o Courier traz um novo conceito aos tablets. O gadget consiste em duas telas de 7 polegadas dispostas como um livro e apresenta as mais variadas funcionalidades. Por isso, o tablet tem grande utilidade para os mais diversos profissionais e até mesmo para estudantes. O Courier permite trabalhar tanto com as mãos, quanto com uma caneta stylus que acompanha o tablet.

O projeto vem sendo desenvolvido por um dos braços que mais crescem da Microsoft – a Microsoft Entretenimento & Dispositivos (E & D) – mas ainda não há previsão de lançamento do gadget. Tudo o que se tem definido a respeito do tão aguardado e pesquisado Courier são as suas funcionalidades que conseguem trazer o melhor dos notebooks, touch PCs, agendas e navegação para um novo conceito de dispositivo. Com isso o Courier fica a muitos metros de distância do MacBook Touch proposto pela Apple.

O booklet da Microsoft está incrível!

(Crédito: Gizmodo) 

Enquanto o tablet de Steve Jobs oferece as mesmas funções dos seus outros laptops, porem em um formato diferenciado, o Courier inova em um conceito ainda não explorado pelo mercado dos grandes dispositivos. Em uma prévia feita pela equipe Baixaki há algum tempo, via-se os pontos positivos e negativos deste lançamento da Apple. Dentre os pontos negativos estão o teclado touch semelhante ao do iPhone – as mãos acabam cobrindo um espaço importante da tela que fica oculto. Entretanto, um dos pontos positivos mais marcantes desta novidade é a face divertida deste tablet. O MacBook Touch não tem o seu foco voltado ao trabalho e sim à diversão e ao entretenimento.

Atualmente, o Courier se aproxima muito do conceito de uma grande agenda multiuso. Com a sua interface voltada ao trabalho e a outras atividades tais como entretenimento, vários profissionais de diferentes áreas podem se beneficiar da novidade. Um ponto em comum entre todos eles é a utilização com agenda de compromissos altamente interativa. Como mostra o vídeo de demonstração, o Courier permite a criação de vários cadernos internos que podem receber todo o tipo de informação gráfica e textual. De qualquer maneira, este é um incrível passo na corrida entre as duas grandes empresas de tecnologia de ponta em termos de computadores – Microsoft e Apple.

O booklet consiste em duas telas de 7 polegadas

(Crédito: Gizmodo) 

A sua estrutura externa conta com as adoráveis telas e uma espécie de “brochura” entre cada uma delas que possui o único botão de todo o gadget – portanto é neste botão que se liga, desliga e configura página iniciais no Courier. Assim, os designers de interiores podem marcar compromissos com seus clientes e compartilhar sua agenda de compromissos com ele de modo que ambos fiquem sabendo do que vai acontecer etapa a etapa. Os jornalistas podem fazer suas anotações, buscar informações enquanto estão em trânsito, fazer seus textos e até mesmo publicar seus conteúdos em um blog ou no próprio portal do jornal em que ele trabalha.

Os médicos também podem se beneficiar muito com essa tecnologia, afinal podem escrever prontuários, atestados, diagnósticos e até mesmo pesquisar pela internet algum assunto de seu interesse. Portanto, o Courier é uma ferramenta importante para todo o tipo de profissional e até mesmo daqueles que ainda sonham com o que vão ser quando crescer. É um pouco utópico demais pensar em uma escola com vários Couriers para cada aluno, mas seria uma solução ecológica para poupar cadernos de papel, já que os cadernos e diários internos do booklet são quase infinitos.

Ainda não há previsão de lançamento

(Crédito: Gizmodo) 

Ainda ao falar sobre a estrutura deste sonho de consumo, é impossível não reparar na câmera digital de 3 Megapixel VGA com zoom de 4x e flash, disponibilizada na contra capa do aparelho. Com ela é possível tirar fotos e utilizá-las em exatamente qualquer coisa que for necessária aos mais diversos trabalhos. Toda essa tecnologia está sendo liderada pelo engenheiro da Microsoft, James Allard, mais conhecido como J Allard. Outros dois projetos de sucesso estiveram sobre a tutela de Allard: o Microsoft Surface – computador em forma de mesa superinterativa; e o Zune HD, a evolução do player de mídia da Microsoft.

O booklet ainda possui uma câmera integrada à sua contracapa!

(Crédito: Gizmodo) 

A notícia de que o Courier já estava em fase de apresentação a possíveis parceiros foi enviada a Gizmodo, blog especializado em tecnologia, que publicou a primeira informação e também as imagens do mais novo “brinquedo” dos sonhos de qualquer fã de tecnologia. O blog também informa outras características do booklet como as luzes indicativas inseridas ao longo das molduras laterais de uma das telas e o modo de carregamento do Courier que não exige contato direto com a base do dispositivo.

O Courier possui tela multi-touch e, se você quiser, a stylus!

(Crédito: Gizmodo) 

Minutos após a publicação do desta novidade, vários portais, blogs e sites já comentavam extasiados sobre o Courier. Alguns meios de comunicação receberam informações de que o booklet já é real, ou seja, já possui um protótipo funcionando e que já está sendo testado. A expectativa de todos é que este gadget chegue logo às lojas para que todos possam conferir pessoalmente todo o poder do Courier.

E você? O que achou do Courier? Conte para a gente no seu comentário! Afinal, não é todo dia que vemos o anúncio de que uma revolução no mundo dos tablets está tão próxima! Você acha que a disputa de mercado entre Apple e Microsoft deve ficar mais quente com a chegada desta notícia? Bom, se a coisa vai pegar fogo ou não, nós não podemos ter certeza absoluta, mas quem ganhará com isso somos nós, os consumidores!

Fique ligado para mais novidades tecnológicas no Baixaki!

Até a próxima!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.