Dicas para Mac: número de série

2 min de leitura
Imagem de: Dicas para Mac: número de série

Você já virou seu Mac de cabeça para baixo, tirou a bateria e virou a maçã do avesso, mas o número de série não está em lugar algum. Antes de ir até a Apple Store ou até a loja em que o computador foi comprado e arranjar briga com o gerente, relaxe na cadeira e aprenda agora mesmo onde está o número de série do seu Mac.



O número de série é uma sequência alfanumérica única que funciona como o número da identidade do Mac. Ele é necessário ao deixar o Mac em uma assistência autorizada, para registrá-lo no site da Apple e, claro, em caso de roubo ou perda. 

As duas maneiras de se visualizar o número de série do produto são as seguintes:



1. Vá até a maçã, localizada no canto superior esquerdo, e ao clicar no botão “Sobre esse Mac”, uma pequena janela é mostrada. Clique duas vezes no número da versão do sistema operacional (mostrado em evidência) e voilà : eis que surge o número de série.

Numero de serie.


2. Caso o método acima não dê certo, é possível, nesta mesma janela, clicar no botão “Mais informações”. Outra janela será aberta e, em “Visão Geral do Hardware”, você encontrará o número de série.

Visão geral do hardware.


Desmistificando os códigos


Assim como o número de CEP, os números de série não são uma simples sequência aleatória de letras e números. Na verdade, este código diz muito mais do que você pode imaginar. Tenha como exemplo o número de série YM8244HDYL1.

Ele pode não significar absolutamente nada para o usuário comum. Entretanto, quem conhece os códigos sabe que se trata de um Mac Mini 2008 com 1.83 GHz e processador Intel Core 2 Duo e que foi fabricado na China ou na República Tcheca. 



Encontrou o número de série do seu Mac? Agora vá até esse website e cole o número no campo “Enter Mac Serial Number”. Imediatamente, todas as informações sobre o seu computador, bem como seu local de fabricação, são mostradas na tela.

Qual é o Mac?


Este serviço de decodificação funciona muito bem e sabe, por exemplo, que quando as duas primeiras letras de um número de série são UV, é porque foi fabricado em Taiwan. PT, Coréia, YM, China e assim por diante. Os dois primeiros caracteres se referem ao local de fabricação, o terceiro indica o ano, o quarto e o quinto a semana e o restante fala sobre o modelo do Mac.


YM = China ou República Tcheca
8 = 2008
24 = semana
4HDYL1 = Mac Mini


Então agora você já pode dizer pra todo mundo onde foi que o seu Mac nasceu e pode se proteger em caso de perda ou roubo. O número de série é muito importante e assegura que não existe nada errado com o Mac. 

Gostou das dicas? Vá até o site indicado, descubra e compartilhe: aonde foi que o seu Mac nasceu?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.