Para quem ainda não sabe, o Apple Finder é o gerenciador de janelas do Mac OS X. Ou seja, é ele quem controla todas as pastas e a Área de Trabalho do sistema operacional. Embora simples (até demais), o Finder é uma peça extremamente importante dentro do Mac. 



Mas você sabia que, com alguns simples passos, é possível turbinar seu Finder e torná-lo ainda mais útil? Pois é, hoje o Baixaki ensina você a deixar seu gerenciador de janelas mais completo e com alguns detalhes que fazem toda a diferença.

Na barra de ferramentas do Finder (a barra do topo) os usuários têm um kit de botões e ferramentas básicas que contém os botões de navegação, modos de visualização, atalho para o QuickLook, configurações e busca. Mas o que poucos sabem é que esta barra é personalizável e nela você pode inserir diversas ferramentas e atalhos que sejam do seu interesse.


Passo-a-passo


1. Abra uma janela do Finder



2. Com as teclas Command e Option (Alt) pressionadas, dê um clique no pequeno botão localizado no canto superior direito, como mostra a imagem abaixo.

Command + Option

3. Uma série de botões diferentes do que você está acostumado é mostrada na tela. 



4. Escolha os que preferir e arraste-os para dentro da Barra Superior do Finder.

Escolha o botão e arraste-o

5. Ainda nesta caixa de opções, pode-se escolher o modo de visualização dos ícones (só texto, só ícone ou ambos).

Confira algumas das funções dos novos botões apresentados:



  • Caminho: permite uma navegação rápida entre as janelas do Finder.
  • Ejetar: ejeta qualquer disco real (DVD, CD) ou virtual (DMG) do Mac.
  • Gravar: grava o conteúdo da janela em um CD ou DVD.
  • Separador: é apenas um elemento para organizar os botões na barra.
  • Nova pasta: cria uma nova pasta rapidamente.
  • Conectar: conecta-se a um servidor de sua preferência.
  • Obter informações: mostra uma pequena janela contendo informações mais detalhadas sobre determinada pasta.


Atalho para programas

Atalho de programas.

Mais flexível do que você imaginava, o Finder também suporta ícones de acesso rápido de programas. Ou seja, se você quer que o seu navegador favorito esteja sempre a um clique de distância, cria um atalho e coloque-o na Barra do Finder. Para isso, é só seguir os passos acima e, em vez de escolher um dos botões apresentados, abrir a pasta de aplicativos e arrastar o ícone desejado para dentro da barra. Simples e rápido!


Com algumas modificações rápidas e fáceis, você pode transformar o Finder, uma ferramenta bastante básica, em algo que vá de encontro às suas necessidades e torne seu Mac realmente produtivo. Afinal, atalhos são extremamente úteis e todo mundo gosta!

Cupons de desconto TecMundo: