Conheça o macOS High Sierra e todos os recursos do novo sistema da Apple

3 min de leitura
Imagem de: Conheça o macOS High Sierra e todos os recursos do novo sistema da Apple

A WWDC (Worldwide Developers Conference) é um dos pontos altos do ano para novidades de tecnologia e a Apple está a todo vapor e revelando diversos detalhes sobre seus produtos. Uma das revelações foi a nova versão do sistema operacional da Apple, o macOS High Sierra, que terá muitos novos recursos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Uma das maiores novidades para o novo OS é o Safari, que ganhará um aumento de performance e velocidade muito acima da média. De acordo com a Maçã, o navegador será o browser mais rápido que existe nos desktops com High Sierra. Somente para o Safari, há três refinamentos principais: aprimoramento na segurança e privacidade, aumento de desempenho em aplicações web e bloqueio de vídeos com reprodução automática.

Vídeos com autoplay serão bloqueados no Safari do High Sierra

De acordo com a Apple, o Safari será 80% mais rápido que o Chrome em motor JavaScript, um aumento bem significante de velocidade. Quanto ao direcionamento à privacidade dos usuários, a companhia usará um sistema de aprendizagem automática para identificar trackers e segregar cookies e demais elementos que podem ficar oferecendo propagandas com base no que você consome na internet, tudo para trazer comodidade ao usuário. Para mais detalhes, você pode conferir nesta matéria.

macOS High Sierra

Nova API gráfica e outros recursos para devs

Outro destaque do macOS High Sierra vem principalmente aos desenvolvedores de plantão: o novo sistema da Apple terá novidades, como novo sistema de arquivos (o APFS, que foi criado para iOS), drivers de vídeo e muito mais. A nova API, chamada de Metal 2, permitirá que os programadores criem aplicações diretamente para as placas de vídeo dos Macs.

Entre as novidades da Metal 2, há a melhora em 10 vezes na renderização, um debugger de frames mais rápido e muito mais. Além disso, o codec para vídeos mudou, saindo o clássico H.254 e entrando o novo e mais avançado H.265, que funciona melhor com conteúdo 4K e oferece uma compressão 40% melhor.

Metal 2

Além disso, as portas USB Tipo-C/Thunderbolt 3 poderão ser utilizadas como entrada para placas de vídeo externas, ideal para dar um aumento de performance bem grande para quem precisa trabalhar com vídeos ou simplesmente quer jogar no macOS. Para os desenvolvedores americanos, é possível encomendar o developer kit do Metal 2 a partir de hoje, que vem com uma GPU da AMD para adaptar softwares para rodar em placas externas. O Final Cut Pro X, editor de vídeo, será um dos utilitários que utilizarão esses novos recursos.

Agora será possível conectar GPUs externas através das portas Thunderbolt 3

Uma das vantagens de conectar uma placa de vídeo externa aos Macs com macOS High Sierra é que a piada de Palmer Luckey, fundador da Oculus, cai por terra, já que Luckey havia dito que os computadores da Apple não conseguem aguentar a realidade virtual em termos de performance. A Maçã vai incentivar a criação de conteúdo em VR e a própria API Metal 2 terá recursos para VR.

Metal VR

Por conta disso, algumas SDK já estão programadas para chegarem ao novo macOS, como é o caso da Steam VR SDK, a Unity Engine e a Unreal Engine.

Demais novidades (Mail, edição de fotos e mais)

As novidades não param por aí: o Mail, programa de emails da Apple, também será aprimorado e usará 35% a menos de espaço para armazenar mensagens eletrônicas em disco. Demais apps da Maçã, como o Fotos, terá barras de rolagem aprimoradas para encontrar conteúdo mais facilmente ou para filtrar a galeria de maneira mais refinada. Além disso, há mais recursos de edições para imagens, como o Curves, que ajusta o contraste e cores mais facilmente.

macOS High Sierra

O macOS High Sierra está disponível em fase Beta para desenvolvedores a partir de hoje, mas o Beta público para nós, meros mortais, chega apenas no fim de junho. O sistema chegará gratuitamente para todos os produtos que suportarem o novo sistema no final deste ano.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.