Conheça o malware que liga a sua webcam e microfone — e saiba se prevenir

1 min de leitura
Imagem de: Conheça o malware que liga a sua webcam e microfone — e saiba se prevenir

Patrick Wardle é um pesquisador de segurança que já trabalhou na NSA, Agência Nacional de Segurança norte-americana. Nesta semana, durante uma palestra na conferência Virus Bulletin, em Denver (EUA), ele demonstrou como funciona um dos malwares mais temidos para OS X, sistema operacional presente em MacBooks, e também como contra-atacar softwares maliciosos como esse.

Ativar webcam e microfone de maneira remota em notebooks de usuários desavisados é uma prática, por incrível que pareça, comum no meio cracker. Não é difícil encontrar sites, por exemplo, que vendem pacotes para você assistir webcams ativadas silenciosamente. Por isso, mesmo com todos os meios possíveis para se defender, muitas pessoas optam por bloquear a lente da câmera no notebook — e até Mark Zuckerberg, do Facebook, faz isso.

O malware pode gravar tanto o áudio quanto vídeo sem o 'medo' de ser detectado

De acordo com Patrick Wardle, um malware específico para Macs pode gravar em tempo real todas as suas sessões no Skype, FaceTime ou qualquer outro software que transmita vídeo. Para agir sem ser notado pelo usuário, esse malware aproveita que a luz LED da webcam já está acesa durante uma transmissão que você iniciou para ativar a gravação de som e imagem — sim, também existem malwares que ativam a webcam e o microfone remotamente por conta própria, mas não é este o caso.

Wardle disse o seguinte em nota: "Como não há indicações visuais dessa atividade maliciosa (já que o LED estava ligado), o malware pode gravar tanto o áudio quanto vídeo sem o 'medo' de ser detectado".

  • Nota: esse malware ainda não foi batizado. Outro softwares maliciosos existentes para OS X são: Eleanor e Crisis. Então, atente-se. Para saber como limpar o seu Mac e receber dicas, clique aqui.

OS X e Windows

Para OS X, usuários podem experimentar o OverSight, desenvolvido pelo próprio Patrick Wardle. A ferramenta monitora o microfone e a webcam de um Macbook para, dessa maneira, alertar sempre que ocorre um acesso ao microfone interno ou qualquer atividade da webcam.

No Windows, existem diversas ferramentas que também monitoram se alguém está gravando o que acontece ao redor de seu computador. Uma delas é a Who Stalks My Cam que, basicamente, faz a mesma coisa que o OverSight. Para baixar os softwares, clique nos links abaixo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.