Entenda como funciona o trackpad com Force Touch do novo MacBook

2 min de leitura
Imagem de: Entenda como funciona o trackpad com Force Touch do novo MacBook

A reinvenção do notebook com o novo MacBook foi a verdadeira surpresa do evento da Apple. Apesar de o Apple Watch ter capturado boa parte da atenção do público, nenhuma grande novidade foi revelada, com exceção do preço e data de lançamento oficial do relógio inteligente.

Em contrapartida, o novo MacBook apresentou uma série de inovações. O sistema de teclas com iluminação individual e “mecanismo borboleta”, a disposição da bateria em um formato inovador e a espessura do aparelho são apenas alguns dos aspectos que merecem destaque. Entretanto, nenhum deles parece ter surpreendido mais do que novo trackpad equipado com a tecnologia Force Touch.

Novo MacBook da Apple.

“Quanto mais você pressiona, mais se impressiona”

Por fora, o trackpad do novo MacBook se parece com o componente que encontramos em outros notebooks. Entretanto, é por dentro que a inovação realmente reside e é “diferente de tudo o que você já viu”. Os quatro sensores de força detectam a quantidade e pressão aplicada, e o novo Taptic Engine oferece a sensação do clique não importa o lugar da superfície que seja pressionada.

“O clique, que antes era apenas uma função mecânica, agora é só o começo do que é possível fazer com o Force Touch. O trackpad sente e entende o que você quer que seu MacBook faça através de diferenças sutis na pressão aplicada. Assim, é possível realizar várias ações diferentes em diversos apps, todas na mesma superfície. O trackpad também dá uma resposta tátil, fazendo com que seu MacBook seja mais útil e pessoal do que nunca”.

O novo trackpad do MacBook.

O que é o tal de “Taptic Engine”?

O Taptic Engine é um sistema cujo funcionamento é bastante complexo, mas não é difícil entendê-lo. Em trackpads tradicionais, um espaço entre a superfície e o mecanismo que reconhece o toque faz com que as bordas sejam menos sensíveis às pressões. No novo MacBook, toda a extensão oferece a mesma sensibilidade.

“Além disso, o Taptic Engine dá uma resposta tátil. Assim você não só vê o que está acontecendo na tela, mas também sente. O trackpad envia uma resposta instantânea para a ponta do seu dedo conforme você realiza algumas tarefas, como alinhar anotações em um PDF”.

Funcionamento do "Taptic Engine".

E o Force Touch?

O Force Touch é a tecnologia que permite ajustar a força necessária para o MacBook reconhecer um clique. Além disso, o trackpad promete ser capaz de reconhecer se o toque na superfície foi realizado com o polegar ou outro dedo, ajustando automaticamente o nível de sensibilidade. Algumas funcionalidades prometem dar vida a esse recurso no notebook.

Toque forte

O funcionamento do "Toque forte" do trackpad.

“Pressione de leve para fazer um traço fino ou mais forte para um mais espesso ao fazer marcações em um anexo do Mail ou criar uma assinatura para formulários na Pré-Visualização”.

Aceleradores

O funcionamento dos "Aceleradores" do trackpad.

“Aumente gradativamente a pressão no trackpad para variar a velocidade que você avança um filme no QuickTime ou dá zoom em uma localização no Mapas”.

Traço sensível à pressão

Funcionamento do "Traço sensível à pressão" do trackpad.

“Pressione de leve para fazer um traço fino ou mais forte para um mais espesso ao fazer marcações em um anexo do Mail ou criar uma assinatura para formulários na Pré-Visualização”.

.....

Todos esses novos recursos estarão presentes em conjunto como Multi-Touch que os usuários já estão acostumados a utilizar nos notebooks da Apple. Vale ressaltar que o MacBook Pro com tela Retina de 13 polegadas também vai vir equipado com o trackpad Force Touch. Como será que os consumidores vão reagir a essa novidade da Apple?

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.