Grades de som do novo MacBook Pro de 13 polegadas são somente estéticas

1 min de leitura
Imagem de: Grades de som do novo MacBook Pro de 13 polegadas são somente estéticas

Mantendo sua tradição de desmontar alguns dos aparelhos mais desejados do mercado, o site iFixit abriu o novo MacBook Pro de 13 polegadas para descobrir o quão difícil é reparar o aparelho. Entre as descobertas feitas pelo veículo está o fato de que substituir a Touch Bar não é nada fácil e que as grades de som externas usadas pela Apple podem ser consideradas somente como um enfeite.

Para assegurar que todos os componentes do produto poderiam ser acomodados em um espaço tão pequeno, a fabricante teve que tomar algumas atitudes que dificultam a substituição de peças. A bateria, por exemplo, é colada de forma bastante sólida ao chassi do produto, e o processador, a RAM e a memória flash são soldados à placa-mãe utilizada pela empresa.

As grades de som (em vermelho) sequer estão acima dos drivers de som (em laranja)

Embora a edição 2016 do MacBook ofereça um sistema de áudio melhor do que sua versão anterior, a análise conduzida pelo iFixit mostra que as grades externas do gadget não ajudam a aprimorar a experiência oferecida. Segundo o veículo, há grandes indícios de que o som transmitido pelo gadget seja transmitido pelas aberturas de resfriamento situadas nas laterais do notebook.

Baixo potencial de reparo

A parte mais fácil de reparar no gadget é seu trackpad, que pode ser removido facilmente após a retirada de 10 parafusos facilmente localizáveis. No entanto, o site observa que a Apple continua usando parafusos proprietários, exigindo o uso de ferramentas específicas caso você deseje ter acesso a seu interior.

O uso de parafusos proprietários dificulta reparos

Outro ponto que dificulta reparos é a Touch Bar, que chegou a ser quebrada pelo iFixit durante a tentativa de separar o painel OLED de seu case — para dificultar ainda mais o processo, o cabo do componente se localiza abaixo da parte superior do case. O veículo também nota que, como o sensor Touch ID funciona como o botão que liga o notebook e é pareado com o chip Apple T1 na placa lógica, consertar essa peça pode envolver a substituição total da placa.

Todas essas questões fizeram com que o iFixit atribuísse a pontuação de 1/10 para a reparabilidade do MacBook Pro de 13 polegadas. Com isso, a Empresa da Maçã mantém sua tradição de construir produtos que são cada vez menos acessíveis para consumidores e assistências não autorizadas que tentam modificar seus hardwares.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.