Imagem de: Review: caixa de som Bluetooth Logitech X50 Mobile Wireless Speaker

Review: caixa de som Bluetooth Logitech X50 Mobile Wireless Speaker

5 min de leitura
Avatar do autor

Bastante conhecida por seus mouses e teclados, a Logitech também quer se destacar no segmento de alto-falantes Bluetooth. Para tanto, a empresa lança o X50 Mobile Wireless Speaker, um dispositivo compacto, mas capaz de proporcionar uma experiência sonora acima da média de qualidade.

A Logitech enviou para um modelo do X50 Mobile Wireless Speaker para análise e o TecMundo testou esse pequeno dispositivo nos últimos dias. Além de um design atraente, uma bela combinação de cores – são cinco disponíveis – e tamanho reduzido, esse alto-falante realmente se destaca pelo volume produzido. Vamos ver como esse aparelho se saiu em nossa análise?

O Logitech X50 Mobile Wireless Speaker foi gentilmente cedido por empréstimo pela Logitech para a realização desta análise.

Especificações técnicas do Logitech X50 Mobile Wireless Speaker

Especificações técnicas

  • Tipo de alimentação: bateria de lítio recarregável
  • Tipo de conexão: sem fio Bluetooth ou cabo 3,5 mm
  • Indicadores luminosos: azul, vermelho e púrpura
  • Vida útil de bateria: 5 horas
  • Potência (RMS): 3 W
  • Tamanho do driver: 38,1 mm
  • Nível de pressão sonora máxima (SPL Max): >78 dBC
  • Relação sinal/ruído (SNR): <-85 dbr="" li="">
  • Resposta de frequência: 132 Hz - 20 kHz
  • Impedância de entrada: 4 ohms
  • Controles de áudio: Mais volume, menos volume, Ligar/Desligar/Emparelhamento BT
  • Altura: 97,5 mm
  • Largura: 85,7 mm
  • Profundidade: 38,3 mm
  • Peso: 142 gramas
  • Comprimento do cabo USB: 15 centímetros

Logitech X50 Mobile Wireless Speaker

Design compacto

O X50 Mobile Wireless é bastante compacto e cabe perfeitamente na palma da mão. São 97,5 mm de altura, 85,7 mm de largura e 38,3 mm de profundidade, o que faz desse alto-falante o companheiro ideal para ser levado na mochila. O pequeno acessório também é bastante leve – apenas 142 gramas –, não causando nenhum incômodo quando transportado.

No modelo que recebemos é realmente impressionante a boa sensação que esse design transmite

A sua construção é toda em plástico, mas na base há um revestimento emborrachado muito bem aplicado. Essa superfície ajuda a proporcionar uma pegada mais firme e evita que o X50 fique deslizando no plano sobre o qual foi colocado. Nas laterais, encontramos três acionadores: o volume para cima, o volume para baixo e o botão para ligar/desligar, que também é utilizado para fazer um sincronismo através do Bluetooth.

O Logitech X50 ainda possui uma pequena alça meio sem propósito, mas que pode ser útil caso você tenha alguma forma de prender o dispositivo à sua mochila ou a outro acessório. No topo, uma grade plástica protege a espuma do alto-falante e confere um visual único ao aparelho. No modelo que recebemos, com uma cor verde-limão/amarelo, é realmente impressionante a boa sensação que esse design transmite.

Logitech X50 Mobile Wireless Speaker

Qualidade sonora

Ao ligar pela primeira vez o X50, não há como não se impressionar com a qualidade sonora. Esse alto-falante da Logitech é capaz de emitir um som limpo, sem ruídos e bastante forte, o suficiente para preencher com facilidade um cômodo como um quarto ou até mesmo uma sala grande. Em nossos testes, muitos ficaram realmente surpresos com a potência sonora desse dispositivo.

Com relação à altura, também não constatamos muitos problemas. Os agudos parecem perder um pouco da elegância em volumes mais fortes, mas nada que ofusque a qualidade do X50. Nos graves, o aparelho se destaca por manter a força que algumas batidas transmitem em caixas de som com radiadores passivos, embora não cause o mesmo efeito.

Como uma potência (RMS) de 3 W, o X50 realmente surpreende os mais desavisados com sua força. Se você está procurando um companheiro compacto para alegrar suas festas ou reunião de amigos, esse alto-falante da Logitech provavelmente é a melhor opção disponível pelo preço que está sendo cobrado pela fabricante – o que discutiremos a seguir.

Logitech X50 Mobile Wireless Speaker

O que vem na caixa:

  • Alto-falante Logitech X50 Mobile Wireless Speaker;
  • Cabo micro-USB;
  • Documentação do usuário.

Conectividade Bluetooth ou cabo 3,5 mm

Ao ligar o X50 pela primeira vez, o alto-falante já fica pronto para sincronização. Depois de conectado, ele está disponível para tocar qualquer som emitido pelo seu smartphone. A facilidade de utilização é um dos principais pontos positivos desse dispositivo, já que bastam alguns segundos para que ele esteja preparado para ser utilizado.

A conexão Bluetooth se mostrou bastante estável, não apresentando interferências ou outros problemas na conexão

Durante nossos testes, a conexão Bluetooth se mostrou bastante estável, não apresentando interferências ou outros problemas na conexão. Como a própria fabricante menciona, após 10 metros de distância do smartphone, o alto-falante realmente perde a conexão. Porém, percebemos que diante de barreiras físicas o aparelho se comportou bem.

Para aqueles que não dispõem de um celular com Bluetooth, é possível recorrer a um cabo auxiliar para conectar o Logitech X50 a outro dispositivo. Nessas condições, o alto-falante apresenta as mesmas qualidades de quando estava conectado pelo protocolo sem fio, com a desvantagem de perder um pouco da mobilidade.

Logitech X50 Mobile Wireless Speaker

Bateria

Rodando música em volume médio, constatamos que o X50 foi capaz de aguentar por volta de 4,5 horas longe das tomadas com a bateria completa. De acordo com a fabricante, essa marca deveria ser de 5 horas, mas isso depende muito da do volume e do tipo de conexão.

Para o padrão do mercado, essa é uma média razoável, principalmente levando em conta que é possível recarregar o aparelho pelo cabo micro-USB. Porém, a extensão do acessório decepcionou um pouco – apenas 15 centímetros –, dificultando a utilização para quem não dispõe de portas USB muito acessíveis.

Não pode mergulhar

Embora tenha muitas qualidades, sentimos falta de uma característica cada vez mais presente em alto-falantes portáteis com conexão Bluetooth: a resistência à água. A Logitech não menciona se o X50 possui algum tipo de proteção contra líquidos, motivo pelo qual resolvemos não testar essa característica nesse dispositivo.

Por conta da ausência da resistência à água, não é recomendado levar o X50 para festas na piscina ou para o banho

Por conta da ausência da resistência à água, não é recomendado levar o X50 para festas na piscina ou para o banho. Se você gosta de ouvir músicas nessas situação, o bom mesmo é procurar um acessório que conte com essa proteção.

Logitech X50 Mobile Wireless Speaker

Vale a pena?

Não há como negar que a Logitech caprichou nesse alto-falante: o X50 Mobile Wireless realmente impressiona por causa de sua qualidade e potência sonora. Usando somente esse dispositivo conectado ao seu smartphone, é possível proporcionar música para um ambiente relativamente grande sem se preocupar muito com fios e acessórios grandes.

O design do X50 também agrada, comum belo visual e combinações de cores bastante atraentes. Porém, dois pontos decepcionaram um pouco em nossa análise: o comprimento do cabo USB/micro-USB para carregamento e a falta da resistência à água. Se tivesse corrigido esses problemas, esse dispositivo seria praticamente perfeito.

Outro ponto que chama atenção é o preço. O Logitech X50 pode ser encontrado por valores que variam entre R$ 129,90 e R$ 199. Isso representa uma marca bastante atraente, especialmente se considerarmos alguns concorrentes do mercado para a mesma categoria. Mesmo com os pontos negativos apontados, com certeza vale a pena apostar nesse alto-falante se você está procurando um companheiro para alegrar suas festas e reuniões com amigos.

Quanto você pagaria por uma boa caixa de som portátil que funciona por Bluetooth? Comente no Fórum do TecMundo

Fontes

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Veja também
Review: caixa de som Bluetooth Logitech X50 Mobile Wireless Speaker