A Logitech é famosa mundialmente por seu trabalho de de alta qualidade e com diferenciais exclusivos. Tudo isso é evidente em todos os produtos da marca; porém, quando falamos da linha gamer, a marca é referência no quesito inovação e design.

Até mesmo os jogadores mais exigentes reconhecem a qualidade dos periféricos da Logitech, uma vez que eles contam com recursos de ponta e muitas configurações para deixar a jogatina mais profissional.

Recentemente, apostando mais uma vez em performance e design diferenciado, a Logitech lançou no Brasil uma nova linha de mouses que promete atender a todos os gamers, pois há várias opções.

Como de costume, a companhia nos emprestou alguns produtos para uma análise aprofundada. Nós recebemos três modelos para experimentar as diferentes propostas, mas hoje vamos falar especificamente do G502 Proteus Core. Este é o componente mais top da atual linha de dispositivos da marca. Será que ele é ideal para suas necessidades?

Especificações do Logitech G502 Proteus Core

  • Botões: onze botões programáveis
  • Ajuste: cinco pesos de 3,6 g
  • Processador: ARM de 32 bits
  • Alternância de DPI imediata
  • Rastreamento: 200 a 12.000 DPI
  • Aceleração: 40 G
  • Velocidade máxima: 7,62 m/s
  • Taxa de transmissão: 1.000 MHz (1 ms)
  • LED: cor azul
  • Durabilidade: 20 milhões de cliques/250 quilômetros
  • Peso: 168 g
  • Dimensões (A x L x P): 13,2 x 7,5 x 4,0 cm

Design robusto

O Logitech G502 Proteus Core foi desenhado especificamente para quem não tira a mão de cima do mouse. O componente é de tamanho avantajado, superando as dimensões de alguns concorrentes de mesma proposta. O ícone da Logitech no topo ganha destaque, ainda mais ao compactuar com outros elementos do mouse.

Com curvatura bem proeminente, ele se mostra ideal para quem tem mão grande, ainda mais por ser do tipo palm grip, modelo em que a palma da mão repousa quase que inteiramente sobre a carcaça e que garante que a maior parte dos dedos fique sobre os botões. Ele é um mouse para destros, então o visual é projetado com uma curvatura que pende para a direita.

Ainda sobre botões, uma característica interessante aqui é justamente o exagero de componentes para que o jogador possa aproveitar diversos comandos nas pontas dos dedos. Não importa o título em questão, pois os 11 botões dão conta de várias funções, que podem ser personalizadas.

Os materiais usados no G502 são de altíssima qualidade, garantindo durabilidade e conforto. A textura em boa parte do produto é de material emborrachado, entregando aderência e uma pegada mais firme. É claro que toda essa questão da ergonomia depende muito do jogador, mas consideramos o projeto aqui bem desenvolvido e pronto para jogatina intensa.

A roda de rolagem é um diferencial sensacional que deixa o G502 bem versátil!

Também com relação ao visual, precisamos ressaltar o sistema de roda de rolagem que a Logitech implementou neste produto. É assim: com um clique no botão de “modo de rolagem”, a rodinha funciona com níveis; e com mais um clique, a rolagem fica livre (scroll infinito, muito superior a qualquer outro método que já vimos).

Além disso, vale mencionar a questão da retroiluminação, que oferece uma composição harmônica entre visual e luz. A Logitech apostou em LEDs na cor azul, que deixam o produto muito bonito em ambientes escuros.

Desempenho invejável

Este modelo se adapta ao seu ambiente, com um sensor de alta precisão que se ajusta rapidamente. Você pode mudar o DPI facilmente com o uso dos botões dedicados para tal função; os ajustes vão de 200 a 12.000 DPI.

Esse exagero na configuração de precisão é uma qualidade mais interessante para quem usa telas de alta definição, portanto se trata de um dispositivo bem adequado para esta época em que displays com resolução 4K e superiores estão chegando até o consumidor.

Aliás, falando em sensor, o componente instalado no G502 é de altíssima qualidade e especialmente inovador por conseguir se adaptar à superfície. Com o uso do Logitech Gaming Software, você pode realizar ajustes para que o sensor verifique possíveis imperfeições e não atrapalhe sua jogatina.

Não bastasse esse ajuste excepcional, o Logitech G502 Proteus Core se mostra ainda mais adequado para profissionais com os ajustes de pesos. São cinco pesos de 3,6 g, para você instalar e obter o equilíbrio perfeito — é possível distribuir os componentes da forma que você achar mais adequado.

A instalação dos pesos é descomplicada. Basta abrir a tampa na parte inferior e inserir os pesos conforme você achar melhor, já que eles podem ser distribuídos de diferentes maneiras, algo que pode causar diferenças substanciais na utilização.

É importante ressaltar ainda que o desempenho exemplar do Proteus Core se deve também ao processador ARM embutido no interior do periférico. Este componente é o responsável por gerenciar cada movimento feito no mouse, interpretar os gestos, verificar a superfície e ativar as funções personalizadas pelo jogador.

Vale a pena?

O Logitech G502 Proteus Cores é um dos mouses mais incríveis que já passaram por nossas mãos — literalmente! Se você é um jogador profissional, que precisa do máximo em tecnologia, então o novo Logitech G502 Proteus Core é o modelo perfeito.

Os botões do Proteus Core ficam sempre na ponta dos dedos, então você nunca vai errar os comandos

O design é simplesmente perfeito, pois se adapta facilmente à mão, além de garantir conforto, acesso rápido aos botões e boa aderência. Os botões ficam sempre na ponta dos dedos, então você nunca vai errar os comandos.

Destaque ainda para o sensor de altíssima qualidade, que pode ser configurado até 12.000 DPI e certamente vai servir para qualquer atividade — seja para uma mira muito precisa ou para girar a câmera com rapidez — e configuração, já que ele garante deslocamento superior do ponteiro em telas de resolução elevada.

A roda de rolagem também é um diferencial sensacional, já que facilita a rolagem em tarefas do cotidiano, mas também se mostra adequada para tarefas que exigem mudança de nível mais precisa. O ajuste de pesos não é exatamente uma novidade, mas certamente é uma qualidade essencial para um mouse desse porte.

Enfim, levando todos esses quesitos em conta, nós só temos elogios para a Logitech. O modelo que testamos tem LEDs na cor azul, mas a empresa também tem o produto com sistema RGB. O G502 Proteus Core custa aproximadamente 320 reais, valor que consideramos bem adequado e mais do que justo para os tantos benefícios. Altamente recomendado!

Cupons de desconto TecMundo: