Review: caixa acústica LoFree EDGE [vídeo]

5 min de leitura
Imagem de: Review: caixa acústica LoFree EDGE [vídeo]

Não são poucas as pessoas que têm interesse em soluções inteligentes e portáteis para a reprodução de suas músicas favoritas em alto e bom som.

Recentemente, mostramos alguns produtos desse tipo. Alguns são focados na portabilidade (como é o caso do modelo MD-12 da Nokia), outros trazem proteções e design especial para aventureiros — conforme mostramos na análise do BoomBottle da Scosche.

Entre tantas opções, surge uma caixinha acústica voltada especialmente para os consumidores que prezam pelo design do produto. É claro que estamos falando da EDGE, produzida pela fabricante chinesa LoFree e que foi gentilmente cedida pela MonkeyBiz para a realização desta análise.

Ela parece um cubo mágico vindo do futuro e impressiona ainda mais quando entra em funcionamento, já que tem seus frisos preenchidos pela luz interior. Além do visual estonteante, este produto convence pela leveza.

Entretanto, há diversas outras questões a serem consideradas. Nós testamos o produto por alguns dias em diferentes situações e agora vamos falar sobre a potência, a autonomia da bateria e outros aspectos que podem ser do seu interesse.

Design de outro mundo

Conforme comentamos acima, o grande charme da EDGE está no visual. A fabricante teve boas ideias no projeto do produto. Com formas simplificadas, linhas diagonais e frisos bem dispostos em todos os lados do cubo, a empresa conseguiu criar um aparelho que se destaca entre tantos concorrentes.

As faces são muito semelhantes, com pequenas diferenças na disposição dos componentes que compõem o revestimento. A diferença fica para a parte traseira que tem as conexões de áudio (para dispositivos com conexão de 3,5 mm) e USB (para recarregar a bateria).

Ao lidar com o produto pela primeira vez, muita gente fica se questionando sobre os botões para o controle de volume e de reprodução. Na parte superior, há pequenos elementos gráficos que indicam a presença dessas funcionalidades, mas não há relevos ou itens físicos que indiquem como usar tais funções.

Aqui é que está a surpresa. Os botões, na verdade, ficam instalados na parte inferior do aparelho. Ao pressionar sobre a região que indica o controle de volume, na parte superior, toda a caixinha é pressionada para baixo e o botão é pressionado indiretamente. Genial, não?

Bom, quando ligamos o aparelho, nos deparamos com mudanças no visual. As luzes preenchem os frisos laterais e dão outra cara ao produto. Elas não piscam conforme a reprodução da música (felizmente) e servem muito bem para iluminar locais escuros.

Tudo seria excelente nesse ponto, mas a qualidade de construção da EDGE não é das melhores. Infelizmente, notamos que as peças de plástico que recobrem a caixinha são coladas e com o tempo elas acabam descolando e estragando o visual.

Aliás, nem precisa esperar muito tempo. Com alguns dias de uso, é possível que você perceba que as peças já estão fora do lugar, o que acaba estragando a composição visual. O problema é que a trepidação dos alto-falantes gera o movimento das peças e com o tempo elas acabam saindo de posição. Não é o fim do mundo, mas esperávamos mais capricho.

E o som?

O design vende bem, mas e quanto à sonoridade? A verdade é que, considerando que estamos tratando de um aparelho que tem como função básica a reprodução de músicas, é de se esperar que tal característica apresente no mínimo qualidade satisfatória.

Não dá para reclamar muito nesse sentido, já que o EDGE tem limitações por conta de seu tamanho reduzido. Ele apresenta boa equalização e balanço de graves e agudos. O som que sai deste cubinho é muito alto e impressiona facilmente.

Entretanto, ainda que esteja dentro do esperado, a qualidade de som não é impressionante. A caixinha da LoFree equilibra bem os sons até um determinado ponto, mas, nos três últimos níveis de volume, o áudio incomoda pelas distorções, tanto nos graves quanto nos agudos.

Uma boa maneira de contornar o problema é usar o equalizador que alguns aplicativos trazem, mas isso é um pouco chato para o consumidor que pretende apenas aproveitar sua caixinha de som. Além disso, dá para curtir a música com o volume reduzido, mas não custava nada a fabricante colocar limites no volume máximo, evitando a má impressão.

Conexão e bateria

É curioso ver que a LoFree não apostou na tecnologia NFC. Ainda que não seja algo indispensável, a presença desta funcionalidade poderia facilitar a conexão entre a caixa de som e o smartphone.

Parear um dispositivo com a EDGE não é o fim do mundo, já que o processo se dá da mesma forma como você faz com outros aparelhos. A conexão sem fio funciona bem na maioria dos casos, mas notamos falhas quando a bateria estava quase acabando.

Normalmente, dá pra se afastar quase 15 metros do aparelho e continuar curtindo o som. Quando há barreiras no meio do caminho, percebemos que o alcance reduz para aproximadamente 10 metros. De qualquer forma, são valores excelentes.

Um ponto que deixa muito a desejar é a autonomia de bateria. Como estamos falando de um aparelho Bluetooth, sabemos que a tecnologia sem fio e a reprodução contínua acabam consumindo muita energia, mas não esperávamos resultados como os que constatamos.

Durante nossa análise, a bateria da EDGE não aguentou mais do que 4 horas e 30 minutos de som. Aparentemente, a baixa duração é culpa do sistema de iluminação que consome toda a energia. O pior mesmo é que leva quase 3 horas para recarregar, o que é bem incomum em produtos concorrentes.

Vale a pena?

É importante ressaltar aqui que estamos tratando de um produto que tem seu preço definido principalmente por conta do design, portanto o valor pode soar um pouco absurdo para quem busca um produto com alta qualidade sonora ou que apresente excelente relação custo-benefício.

Isso posto, podemos dizer que, após uma análise profunda dos prós e contras, acreditamos que vale a pena adquirir a caixa acústica EDGE. Ela custa mais ou menos 180 reais, valor que está dentro do aceitável considerando a proposta do produto.

Ressaltamos novamente que não se trata de uma caixa acústica exemplar em termos de som e bateria. Entretanto, ela ainda se demonstra extremamente portátil e bonita. Levando em conta que ela não apresenta problemas na conexão (salvo em casos de pouca energia disponível), você tem um produto de qualidade intermediária por um preço justo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.