Natty Narwhal, a versão 11.04 do Ubuntu, já tem data de lançamento

1 min de leitura
Imagem de: Natty Narwhal, a versão 11.04 do Ubuntu, já tem data de lançamento

Narvais mergulhando

Fonte da imagem: Paul Nicklen / Reprodução: National Geographic

Pouco tempo após o lançamento do “Maverick Meerkat” – a versão 10.10 do Ubuntu, lançada no dia 10 de novembro – a Canonical, empresa responsável pela distribuição mais conhecida do Linux, já está trabalhando na próxima edição do sistema operacional de código livre, o 11.04 “Natty Narwhal”.

A primeira edição do Ubuntu a ser batizada com um animal marinho – o narval é uma espécie de baleia com chifre que muitos acreditam ser a origem do mito do unicórnio – segue o padrão criado por Mark Shuttleworth de uma nova versão a cada seis meses, numeradas de acordo com o ano e mês de seu lançamento.

Ubuntu

Fonte da imagem: Ubuntu Brand Guidelines

Assim, o “Natty Narwhal” será lançado em 28 de abril de 2011. Porém, como o desenvolvimento do Ubuntu é em grande parte devido à comunidade de usuários, versões Alpha devem ser lançadas no período a partir de novembro de 2010 até a chegada de uma versão Beta no final de março de 2011.

Em 21 de abril de 2011 deve ser disponibilizado o “release candidate” do Ubuntu 11.04, com a versão final chegando à rede uma semana depois, em 28 de abril.

Como o planejamento de lançamentos do Ubuntu é cíclico e o processo – como esperado de um software de código livre – é bastante transparente, a Canonical também já informou algumas datas relativas às versões subsequentes ao “Natty Narwhal”.

A versão 11.10 do Ubuntu, ainda não batizada, tem seu primeiro Alpha lançando em 3 de junho de 2011, seguida de mais três versões de mesmo status. O Ubuntu 11.10 Beta será disponibilizado em 1º de setembro e o candidato a lançamento sai em 15 de outubro. A versão final deve estar pronta para download e instalação três dias depois: 22 de outubro de 2011.

Além disso, a próxima versão LTS (“Long Term Support”, ou versão com suporte de longo prazo) do Ubuntu será a 12.04, cujo primeiro Alpha deve ser lançado em 3 de novembro de 2011, seguido pelo Beta em 23 de fevereiro de 2012 e a versão final em 26 de abril de 2012.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.