Google trabalha em nova linguagem de programação para desbancar o JavaScript

1 min de leitura
Imagem de: Google trabalha em nova linguagem de programação para desbancar o JavaScript

Hoje (10 de outubro), em publicação no blog The Official Google Code, a Google anunciou que está trabalhando na introdução do Dart, uma nova linguagem de programação para o desenvolvimento de aplicativos específicos para a web. De acordo com Lars Bak, engenheiro de software da empresa e autor do texto original do informativo, essa nova linguagem possui como objetivos:

  • Criar uma estrutura flexível de linguagem para a programação voltada para a internet;
  • Tornar o Dart familiar e natural para os programadores, sendo fácil de aprender;
  • Garantir que o Dart ofereça recursos de alto desempenho para os navegadores mais modernos, incluindo versões para aparelhos portáteis.

(Fonte da imagem: Divulgação/Dart)

Segundo Bak, a nova linguagem abordada pela Google pode ser aplicada em qualquer tipo de projeto, dos pequenos aos de grande escala. O programador não precisa iniciar seu trabalho utilizando o Dart, pois ele possibilita que seu código seja acrescentado posteriormente, conforme as necessidades do projeto.

O engenheiro de software explica que essa linguagem pode ser executada por meio de uma máquina virtual ou em cima de um motor de JavaScript. Utilizando um compilador, é possível traduzir o código Java diretamente para Dart – fato que indica uma possível intenção em substituir o JavaScript.

A princípio, a equipe da gigante de Mountain View não implementará essa linguagem no Google Chrome. Entretanto, a hipótese de explorar tal alternativa não será descartada. Para mais informações sobre o Dart, acesse o site oficial de divulgação da linguagem.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.