ili é o tradutor de fala offline que parece ter saído direto da ficção

1 min de leitura
Imagem de: ili é o tradutor de fala offline que parece ter saído direto da ficção
Imagem: YouTube/ili

Se você gosta de viajar pelo mundo ou se vive em uma cidade que costuma receber muitos turistas estrangeiros, então sabe como é difícil superar as barreiras dos diferentes idiomas para poder curtir destinos novos sem sofrer muito. A tecnologia vem melhorando bastante e ajudando cada vez mais as pessoas a fazer traduções na hora, mas ainda há muita dependência da conexão com a internet e dificuldades de compreensão. Agora, o diminuto aparelho ili propõe uma solução tão fácil que parece até de mentirinha.

O dispositivo é definido pelos seus criadores como um tradutor vestível, capaz de ser levado com você para qualquer lugar e de traduzir suas frases para outros idiomas de forma instantânea, sem necessidade de conexão com a internet. Basta ligar o aparelho, pressionar o botão central enquanto fala no próprio idioma e soltar para que o dispositivo faça a tradução para a língua desejada em apenas 0,2 segundo. Confira o vídeo a seguir:

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Segundo os criadores, o ili conta com um processador avançado em seu interior e vem carregado com uma biblioteca de frases frequentemente utilizadas por viajantes, palavras associadas a lugares específicos e “modas” atuais, o que ajuda a minimizar erros de tradução. A proposta do aparelho indica que ele poderá ser utilizado para trocas entre vários idiomas distintos, mas até o momento as demonstrações nos vídeos se limitaram a traduções entre inglês e japonês.

O ili pode até parecer coisa de um futuro ainda relativamente distante, mas o fato é que o dispositivo já existe e foi até selecionado como o aparelho de tradução oficial para turistas japoneses no Havaí – um dos destinos internacionais favoritos dos nipônicos. Além disso, o dispositivo será oferecido para 100 empresas fazerem testes nos Estados Unidos já em junho deste ano. Confira mais detalhes da tecnologia no vídeo a seguir:

E aí, o que achou da novidade? Ansioso para ver se ela realmente funciona tão bem na prática quanto os vídeos sugerem? Deixe suas opiniões nos comentários abaixo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.