Comparativo: LG K10 Novo vs. Lenovo Moto G4 [vídeo]

6 min de leitura
Imagem de: Comparativo: LG K10 Novo vs. Lenovo Moto G4 [vídeo]

O LG K10 Novo é o primeiro lançamento da LG no Brasil em 2017, e o aparelho já chega ao mercado com uma forte concorrência. Temos Galaxy J7, Quantum MÜV Pro, Vibe K5 e, claro, o Moto G4, que ainda é um modelo de referência dessa categoria. Por isso, a gente resolveu comparar o novo smartphone da LG com o veterano da Lenovo.

Será que o K10 de 2017 é melhor que o Moto G4 que já está há quase um ano no mercado? Como fica a questão da comparação entre as câmeras, desempenho e tudo mais? Dê uma conferida a seguir e entenda como esses dois modelos ficam cara a cara nessas e em outros quesitos importantes.

“Bonito” importa para você?

Se a gente começar essa comparação pela questão do design, o novo LG K10 vai sair na frente. A fabricante coreana foi muito mais cuidadosa na hora de construir seu smartphone do que a Lenovo. Isso não quer dizer que o Moto G4 é de má qualidade nem nada, mas é inegável que o K10 (2017) é mais bonito. Ele tem um visual com bordas arredondadas para facilitar a pegada e que, de quebra, dão uma aparência mais polida a ele.

Há também esse detalhe brilhoso na moldura que começa espesso e vai afinando até o topo, imitando uma borda metálica. A tampa traseira é de uma textura elegante, e o celular como um todo possui uma aparência harmônica. O Moto G4, por sua vez, parece ter a carcaça mais resistente a riscos e quedas, mas seu visual não é tão apelativo.

Obs: há um erro no vídeo sobre o tamanho da tela do Moto G4. Na verdade, ela mede 5,5'' de diagonal, em vez de 5,2''.

Para você ver melhor

O display do Moto G4 é consideravelmente melhor por uma série de razões

Em questão de tela, entretanto, o jogo vira imediatamente. O display do Moto G4 é consideravelmente melhor por uma série de razões. Mesmo com tamanho similar, o visor do aparelho da Lenovo tem bem mais resolução. Isso garante uma densidade de pixels além dos 400 ppi para o Moto G4, enquanto o K10 Novo passa pouco da marca dos 200 ppi, bem abaixo do número mínimo de 300 ppi para que o olho humano não enxergue mais pixels na tela.

Fora isso, a reprodução das cores no Moto G4 é bem mais saturada, chegando a ser mais realista. A tela do K10 tem sempre um efeito esbranquiçado, como se tudo fosse bem mais desbotado. Se você for ver um vídeo ou assistir a um episódio de uma série no K10, seus olhos ficarão mais cansados. A situação piora se você resolver ler algum texto mediano ou longo.

Android mais novo

Isso pode ser uma surpresa para você, mas o celular da LG está com o sistema operacional mais atualizado em comparação com o do Moto G4. Enquanto o K10 Novo já chegou ao mercado com o Android Nougat 7.0, o Moto G4 ainda está esperando a atualização para essa versão. Isso garante mais segurança e dá algumas funções interessantes para o K10, mas é o aparelho da Lenovo que ganha em questão de interface.

Por seguir o padrão do Android Puro, o Moto G4 oferece uma interface mais bonita e neutra. Todas as animações respeitam uma certa lógica e fazem o usuário entender de onde veio e para onde vai qualquer coisa na tela.

Fora isso, a estrutura da interface do K10 foi bem alterada pela LG, sendo que o software não tem gaveta de apps, e todos os ícones precisam ficar soltos nas telas iniciais. A área de configurações foi divida em categorias desnecessárias, e tudo isso pode dificultar a adaptação de quem nunca usou um celular LG antes.

Apesar disso, essa nova interface da coreana é uma das mais limpas que a empresa já fez em questão de design, com elementos visuais mais sólidos e menos efeitos brilhosos. Ainda há bastante apps extras, entretanto.

Dá para jogar o quê?

Nenhum desses celulares consegue lidar muito bem com jogos pesados, mas o Moto G4 claramente se sai melhor no que diz respeito a desempenho. Ele superou o K10 em todos os nossos testes de benchmark e também oferece uma usabilidade mais fluida e ágil para atividades do dia a dia. Ainda assim, é preciso entender que não há uma diferença muito grande entre eles.

Foi possível rodar PinOut e Horizon Chase em ambos sem problemas, mas o K10 ficou engasgado na primeira fase de Uncharted. Sky Dancer roda “ok” em ambos, mas com algumas pequenas travadinhas no K10 Novo.

Quem tira a melhor foto?

Não há muita diferença na qualidade de câmera entre esses dois aparelhos. Apesar disso, é perceptível que as imagens feitas com o K10 Novo ficam mais saturadas ao ar livre. O sensor do dispositivo da LG também consegue capturar mais detalhes em ambientes fechados, mas ambos fazem fotos medíocres à noite.

Por outro lado, as imagens do Moto G4 são sempre mais realistas na reprodução das cores. Do ponto de vista técnico, isso é o mais importante, mas o usuário comum pode acabar preferindo os tons saturados do K10. O celular da LG também tem mais opções para personalizar no app de câmera, incluindo a possibilidade de usar uma lente de 120° para fazer selfies.

Fotos feitas com o LG K10 Novo

Fotos feitas com o Moto G4

Longe das tomadas

Esse também é outro ponto em que ambos ficam quase empatados, mas o Moto G4 tem a vantagem na autonomia de bateria. Ele dispõe de uma célula maior e consegue gerenciar energia de forma mais eficiente quando o aparelho não está em uso.

O K10 usa um chip MediaTek que não é dos mais econômicos

O K10 usa um chip MediaTek que não é dos mais econômicos. Em nosso teste de execução de vídeo, por exemplo, o celular da LG mal passou das 4 horas ligado com uma carga completa. A média para a categoria está por volta de 5 horas ou um pouco mais.

No cotidiano, dá para usar ambos por um dia inteiro sem maiores preocupações, mas não espere estender o desempenho para um happy hour depois do trabalho ou mesmo por um período de aulas durante a noite. Por fim, nenhum desses smartphones possui carregamento rápido.

Qual eu compro?

É interessante notar que, mesmo já tendo praticamente um ano de mercado, o celular da Lenovo ainda consegue enfrentar o K10 da LG sem maiores dificuldades, oferecendo até mais desempenho e um uma autonomia de bateria um pouco melhor.

Ele ainda leva vantagem no preço, já que não é mais um lançamento. Enquanto o valor do K10 de 2017 gira entre R$ 1,1 mil e 1,2 mil, o Moto G4 está custando próximo de R$ 900. Por isso, em minha opinião, o da Lenovo é um negócio mais vantajoso nessa comparação.

Contudo, é bom levar em consideração que o Moto G5 acabou de chegar ao mercado e, dependendo dos preços praticados pelas lojas online, ele pode acabar sendo a melhor escolha entre essas três opções aqui. Mas é interessante ficar de olho também nos novos Galaxy J, especialmente o J7, que deve ser apresentado pela Samsung nas próximas semanas.

Seja como for, considerando que o K10 Novo está tendo dificuldade para se diferenciar em um mercado em que ele é um dos mais novos e mais modernos, é possível imaginar que, quando os novos concorrentes chegarem, ele se torne uma opção mais barata para compensar a simplicidade. Aí você poderá economizar e também ter mais opções de escolha.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.