Review: monitor LG UltraWide Curvo 34UC79G [vídeo]

10 min de leitura
Imagem de: Review: monitor LG UltraWide Curvo 34UC79G [vídeo]

Quem joga no computador sabe bem que não adianta ter a melhor configuração de hardware no PC se o monitor não consegue corresponder aos visuais processados pela placa de vídeo.

A LG está de olho nesse público faz algum tempo e por isso ela aposta pesado em soluções para monitores focados na jogatina. Com tecnologias bastante requisitadas, os produtos da marca vêm ganhando a atenção dos gamers.

Diferente das concorrentes, a LG mantém sua linha restrita a equipamentos com alguns diferenciais que visam entregar mais conforto aos jogadores, como é o caso dos displays do tipo UltraWide e também de tecnologia como a AMD FreeSync.

Agora, a empresa resolve incrementar ainda mais sua série de displays para jogos, incluindo um modelo com tela curva e taxa de atualização de 144 hertz. O LG 34UC79G é um monitor gigantesco de 34 polegadas, que impressiona tanto pelo visual quanto pelos recursos. Nós conferimos todas as funcionalidades de perto e agora trazemos um review completo.

Especificações

Visual premium

Primeiramente, parabéns, LG! O monitor 34UC79G ganha o consumidor já ao ser retirado da embalagem, o que é bem natural, pois estamos falando de um display com painel gigantesco de 34 polegadas.

Esse tamanho já é bem exagerado considerando que gamers que usam o PC como plataforma de jogos costumam ficar bem próximos da tela, porém a proporção de cinema e o aspecto curvo deixam o produto ainda mais impressionante. Basta também uma segunda observação para perceber que ele quase não tem bordas.

Pois bem, deixando essa primeira impressão de êxtase de lado, devemos considerar que a LG novamente acertou no capricho, na qualidade de construção e na identidade do produto. A marca se posiciona muito bem diante das principais concorrentes, entregando um produto bem resolvido e que chama a atenção do público-alvo.

Esse monitor é um pouco mais simples em questão de design — isso se compararmos com o modelo 34UC97, que é focado em profissionais do ramo de artes gráficas —, mas ele ainda tem as principais qualidades necessárias para entregar um visual "gamer" e recursos que facilitem os ajustes gerais da tela.

Em vez de optar por cores lights (como o prata, que é marcante em alguns dispositivos similares), o projeto da LG segue a ideia do preto em combinação com vermelho. Essa paleta está presente no suporte e também na parte de trás do display.

A frente do LG 34UC79G é tomada quase que por completa pelo painel, deixando espaço apenas para o ícone da marca na parte inferior. Logo abaixo da tela, há o botão de funções, que fica posicionado de forma discreta e oferece um sistema de navegação simplificado.

O suporte desse monitor é bem firme e faz uma combinação bonita com a tela. O componente de sustentação tem retas marcantes, que conversam bem com o painel. Algumas curvas na parte traseira também são convenientes, uma vez que elas harmonizam com a curvatura bem saliente da carcaça.

Com bordas reduzidas ao redor do painel e tela curva, a tela do LG 34UC79G ocupa bem o campo de visão do jogador

Esse LG também tem um sistema de ajuste de altura, que é bem fácil de usar. Basta dar um leve empurrão para cima ou para baixo e soltar a tela. Sem travas, sem complicações.

A LG ainda projetou um leve ajuste no eixo vertical, que permite entortar um pouco a tela para garantir melhor visibilidade. Talvez, a única desatenção mesmo foi a falta de opção para girar a tela para os lados. Atrás, a LG colocou duas portas HDMI, uma DisplayPort (ele já vem com cabo), conectores de áudio e portas USB 3.0.

Experiência confortável

Aparência é sempre um quesito interessante, ainda mais quando falamos de monitores curvos e repletos de recursos especiais, mas certamente o mais importante é a qualidade de imagem e as funcionalidades que a tela apresenta na hora da jogatina.

Bom, a experiência de uso aqui começa já no sistema operacional, quando damos de cara com uma interface gigantesca. Tudo é enorme e o painel ocupa bem o campo de visão do jogador, graças ao aspecto 21:9, que se mostra mágico até mesmo para as atividades mais simples.

Quem já não via mais graça em atividades do cotidiano vai adorar até mesmo abrir o Bloco de Notas ou navegar na internet. Obviamente, há muito conteúdo que ainda não está preparado para o aspecto UltraWide, inclusive sites famosos, mas até a opção de usar duas janelas lado a lado é muito legal.

Ainda pensando em atividades rotineiras, podemos ressaltar o charme do LG 34UC79G para a reprodução de filmes, ainda mais aqueles que contam com aspecto de cinema. Apesar de algumas experiências serem muito interessantes, conteúdos programados para monitores 16:9 são reproduzidos com barras laterais, o que prejudica bastante.

Os conteúdos projetados para telas UltraWide ficam sensacionais e garantem experiências cinematográficas

Apesar de só alcançar 72% da gama NTSC, o painel do tipo IPS desta tela tem colorido muito bom, que fica bem reforçado nos principais jogos. Essa limitação nos tons pode ser um problema maior para profissionais de design, que necessitam de uma maior fidelidade da paleta. Para os jogadores, tal limitação não deve ser um transtorno.

O brilho de 250 nits e a taxa de contraste de 1.000:1 ficam dentro do padrão, então nada de surpreendente nesses pontos.  Um recurso bem-vindo é o Estabilizador de pretos, que melhora a visibilidade até em cenas bem escuras. Ele é facilmente ativado no menu de jogos, com alguns poucos cliques.

Tecnologias para quem joga de verdade!

Agora, vamos falar do que importa para os jogadores. Primeiro, temos a questão do tempo de resposta, que por padrão é de 14 milissegundos. Usando o modelo gray to gray (que informa o tempo que o pixel demora para ir de um tom de cinza até outro), a LG divulga o número de apenas 5 milissegundos.

Esses valores não são os mais impressionantes do mercado, mas também não são preocupantes. Seja com o tempo de 14 ms ou 5 ms, o LG 34UC79G tende a atender muito bem o jogador durante a jogatina.

A taxa de atualização de 144 hertz é um dos grandes destaques deste display. Quando configurado para tal valor, o monitor varre rapidamente o painel e apresenta imagens em uma velocidade fantástica. Uma coisa muito importante de notar é que a tela pode ser configurada para diferentes valores, incluindo o clássico 60 Hz.

A tecnologia FreeSync é ativada facilmente e garante sincronia perfeita nos games para melhorar a jogatina!

É válido ressaltar que tudo fica ainda mais agradável para jogadores que possuem placas de vídeo Radeon compatíveis com a tecnologia FreeSync. Basta ativar essa opção no software da Radeon e ligar o recurso no monitor (através do menu de Jogos) para acabar com problemas de tearing e stuttering. A sincronia é perfeita!

Outra função bem-vinda é a 1 Ms Motion Blur Reduction, que serve para eliminar rastros da tela. Esse tipo de inconveniente fica bem aparente quando o jogador mexe o mouse rapidamente ou quando há muitos elementos em alta velocidade na tela. Ao usar tal recurso, a jogatina fica suave, mas isso diminui a luminosidade e o colorido da tela.

Faltou o sistema de som

Se por um lado o LG 34UC79G se mostra bastante satisfatório em termos de imagem e recursos para jogos, ele pode deixar um pouco a desejar no quesito sonoridade. Ainda que poucos monitores do ramo entreguem sistema de som embutido, ficamos decepcionados ao perceber que a marca não deu atenção para esse item.

Tal indignação é ainda maior quando já testamos modelos da LG que trazem sistema de som, os quais impressionam bastante nesse ponto. A fabricante jamais prometeu que este modelo teria alto-falantes, mas a presença dos frisos na parte de baixo da tela nos levaram a imaginar que ele realmente poderia ter os componentes.

O pior é que o monitor até mesmo tem controle de volume, já que é uma função que faz parte do software em outros monitores. Infelizmente, o jogador acaba sendo forçado a usar fones ou caixinhas de som. Quando questionamos sobre essa decisão no projeto, a companhia nos deu a seguinte resposta:

"A LG observou uma tendência crescente em meio aos jogadores que optam por usar seus próprios equipamentos de som. Por essa razão priorizou o desenvolvimento do modelo 34UC79G na manutenção da experiência visual privilegiada com o formato ultrawide 21:9 combinada a características que os gamers mais exigentes tanto procuravam para obter o máximo de desempenho como o tempo de resposta de apenas um 1ms (milissegundo) e a frequência de 144Hz."

Tal limitação pode significar um barateamento do produto, o que é positivo para o consumidor que realmente quer apenas melhorias para seus jogos, mas quem busca um combo completo, não vai encontrar nesse LG a solução perfeita.

Testes com o produto

Nós temos o costume de rodar uma série de verificações com softwares especializados para averiguar o desempenho de monitores gamer em condições extremas. Os programas utilizados ajudam a conferir a performance quanto ao tempo de resposta, as capacidades de brilho e contraste, perfil cromático e outros pormenores.

É válido comentar de antemão que algumas verificações dependem do espectador, uma vez que cada pessoa pode enxergar de forma levemente diferente. Apesar das questões de variação de cor, muitos testes são objetivos e possibilitam chegar a conclusões relevantes.

Lagom LCD monitor test

O Lagom LCD monitor test é um website que fornece imagens apropriadas para testes de contraste, configurações de resolução, nitidez, calibragem de gama, níveis de preto, saturação de brancos, gradientes, inversão de pixels, tempo de resposta e ângulo de visão.

Para tais verificações, nós usamos o modo de exibição-padrão, já que precisamos da configuração de fábrica para identificar possíveis problemas. Apesar das limitações na gama de cores, o LG 34UC79G mostrou resultados bons em todas as verificações, sem a necessidade de regulagens.

Esses testes nos permitiram concluir que essa tela está apta para tarefas do dia a dia, uma vez que ela entrega gradientes bem suaves, variações de brilho que são de fácil distinção, taxas de contraste apropriadas e tempo de resposta suficiente para não causar atrasos em softwares comuns.

PixPerAn

Focado em verificações mais exigentes, o programa PixPerAn foi criado especialmente para testar monitores do tipo LCD, sendo uma ferramenta bem comum para reviews de monitores de jogos.

Com base em vários scripts simples, o software ajuda o espectador a conferir possíveis problemas no tempo de resposta ou nos ajustes de brilho, dois aspectos que costumam incomodar jogadores. As demonstrações desse programa são bem simples, todavia a nitidez apresentada permite identificar problemas com maior facilidade.

Bom, assim como já aconteceu em monitores de jogos de outras marcas, nós notamos que essa tela da LG também pode apresentar leves inconvenientes de flicker screen. O LG 34UC79G demora para remover a cintilação, de modo que alguns rastros ficam aparentes.

Para solucionar o problema, nós usamos a função 1ms Motion Blur Reduction, que força os pixels a entregarem novas informações com maior velocidade. Obviamente, essa opção reduz o colorido drasticamente, já que causa impacto no brilho e contraste. Todavia, pensando em casos práticos, os jogadores não vão se incomodar com leves distorções nas cores, uma vez que a performance melhora muito.

Também percebemos pequenos atrasos no tempo de resposta em dois testes (Chase e Flag), com rastros bem salientes quando há grandes diferenças no contraste entre frente e fundo. Os demais testes com o PixPerAn correram de modo perfeitamente normal.

Novamente, ressaltamos que os testes efetuados não refletem necessariamente o desempenho prático do produto, já que eles simulam situações extremas. Em nossas verificações com jogos, não percebemos problemas drásticos com o LG 34UC79G, que colocou todas as suas tecnologias a favor do jogador.

Vale a pena?

A LG consegui novamente. O monitor 34UC79G é um dos mais robustos e versáteis que já passou por nossa redação, atraindo a atenção de todos que passavam por perto da mesa de testes.

Com tamanho gigantesco, design atraente (marcante principalmente pela ausência de bordas reforçadas), tela curva e aspecto UltraWide, este display chega como uma opção bem interessante para jogadores que querem mais do que o básico.

Claro que o mais importante são as tecnologias para jogos e nesse ponto não temos do que reclamar. A presença da tecnologia FreeSync, a taxa de atualização de 144 Hz e a redução de motion blur são opções que agregam bastante à jogatina. Somente jogadores muito exigentes vão conseguir enxergar problemas aqui.

Por fim, temos a questão do preço. O LG 34UC79G deve chegar em breve ao Brasil (e estará disponível nas principais lojas online) pelo preço sugerido de R$ 3.999. É de ficar surpreso como a LG conseguiu trazer esse modelo com um valor tão camarada, uma vez que opções similares de outras marcas custam até 6 mil reais.

Ficamos bastante satisfeitos com o LG 34UC79G e recomendamos o produto para jogadores que buscam uma experiência premium. Certamente, este não é um monitor para qualquer jogador, ainda mais por não focar na questão do custo-benefício, mas a LG tem aqui um bom competidor no segmento de displays mais robustos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.