A Lenovo respondeu as acusações feitas nas últimas semanas que indicavam que a empresa estava vendendo notebooks com um adware instalado. Chamado de Superfish, ele insere caixas de anúncios de produtos no meio das pesquisas do Google ou durante a navegação de páginas aleatórias da internet.

A empresa assumiu por meio de um comunicado à imprensa que pré-instalava o software em alguns dos notebooks para varejo. Porém, a companhia pensou que o Superfish “elevaria a experiência de compra”, e pede desculpas por isso.

“Nos desculpamos por termos causado qualquer preocupação para qualquer usuário por qualquer razão – e estamos sempre tentando aprender com as experiências e melhorar o que fazemos e como fazemos”, disse o comunicado.

Fim de linha

De acordo com a empresa, as pré-instalações do Superfish foram encerradas no começo de janeiro. A empresa também fechou as conexões de servidor no mesmo período e está provendo recursos online para ajudar os usuários a remover o software (confira nosso tutorial para deletar o Superfish do seu notebook).

A Lenovo afirma ainda que está trabalhando com a empresa responsável pelo Superfish e “outros parceiros da indústria” para garantir o cuidado de qualquer questão possível de segurança.

O Superfish não foi instalado em nenhum notebook ThinkPad, desktops e smartphones Lenovo, e produtos corporativos, como servidores e storage. Além disso, a empresa garante que o adware não está sendo mais instalado em nenhum dispositivo.

Modelos que podem ter sido afetados

  • Série G: G410, G510, G710, G40-70, G50-70, G40-30, G50-30, G40-45, G50-45
  • Série U: U330P, U430P, U330Touch, U430Touch, U530Touch 
  • Série Y: Y430P, Y40-70, Y50-70
  • Série Z: Z40-75, Z50-75, Z40-70, Z50-70
  • Série S: S310, S410, S40-70, S415, S415Touch, S20-30, S20-30Touch
  • Série Flex: Flex2 14D, Flex2 15D, Flex2 14, Flex2 15, Flex2 14(BTM), Flex2 15(BTM), Flex 10
  • Série MIIX: MIIX2-8, MIIX2-10, MIIX2-11
  • Série  YOGA: YOGA2Pro-13, YOGA2-13, YOGA2-11BTM, YOGA2-11HSW
  • Série E: E10-30

A Lenovo encerra o comunicado se comprometendo a falar com parceiros, especialistas da indústria e seus usuários. “Vamos buscar seus feedbacks. Até o final deste mês, anunciaremos um plano para impulsionar a Lenovo e nossa indústria com conhecimento aprofundado, maior entendimento e ainda mais foco em questões sobre adware, pré-instalações e segurança”, conclui.

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