Novo pacote educativo da LEGO ensina robótica e programação para crianças

2 min de leitura
Imagem de: Novo pacote educativo da LEGO ensina robótica e programação para crianças

Responsável por fazer com que muitas crianças se interessem por ciência, tecnologia e programação, a linha de entrada dos conjuntos de robótica da LEGO acaba de ser renovada. A empresa dos bloquinhos anunciou recentemente a série WeDo 2.0, feita para ensinar conceitos científicos para crianças em seus primeiros anos de estudo ao mesmo tempo que as permite construir e programas robôs funcionais.

O sistema LEGO Education WeDo 2.0 combina peças de hardware e sistemas de software que proporcionam mais de 40 horas de projetos práticos para crianças. Idealizada pela divisão educacional da empresa famosa por seus brinquedos de montar, a novidade foi revelada durante a CES 2016 e permite controlar o robô criado por meio de um tablet ou PC graças a um componente Bluetooth, tudo de forma fácil de entender para o público mais jovem.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

As lições que acompanham o produto têm relação com temas como ciências físicas, engenharia, ciências da vida e ciências terrestres e espaciais. Feitas para motivar as crianças a resolver problemas do mundo real, as tarefas são apropriadas para alunos da segunda a quarta série. Para públicos mais avançados, a empresa conta com sua linha Mindstorms, voltada para aqueles que já estão na segunda metade do ensino fundamental e no ensino médio.

Experiência completa

Dentro do pacote do WeDo 2.0, há um componente Bluetooth de baixa energia Smarthub, um bloco eletrônico de construção que faz parte do LEGO Power Functions (LPF), uma nova plataforma de tecnologia para o LEGO Education, um motor, um mecanismo de inclinação e um sensor de movimentos. Além disso, também está incluso o software necessário para que as crianças programem o robô por meio de uma interface de arrastar e soltar.

“Os professores sabem que as habilidades de ciência e tecnologia são cruciais para os estudantes de hoje, mas oferecer projetos envolventes que signifiquem algo no mundo real é um desafio. Essas lições [...] representam uma experiência imersiva que estimula um entendimento profundo do método científico e raciocínio baseado em evidências”, afirma Jeffrey Marlow, geobiólogo da Universidade de Harvard.

O sistema LEGO Education WeDo 2.0 já está disponível para iPad, Android, PC Windows e Mac, mas também deve receber suporte a Chromebooks na segunda metade de 2016. O kit do WeDo 2.0 custará aproximadamente R$ 1.200. Já o software terá valor de R$ 1.150, mas pode ser usado em quantos computadores e tablets forem necessários dentro da mesma escola.

Você teria gostado de contar com um sistema como o LEGO WeDo 2.0 quando era criança? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.