Braço robótico construído com Lego executa movimentos impressionantes

1 min de leitura
Imagem de: Braço robótico construído com Lego executa movimentos impressionantes

A mão humana tem características anatômicas únicas, incluindo um longo polegar e dedos que podem ser controlados individualmente. Essa nossa destreza permitiu um avanço considerável em nossas capacidades, sendo responsável por parte significativa de nossa evolução.

Devido a sua complexidade, reproduzir a mão humana é um dos trabalhos mais difíceis para quem trabalha com robótica. Mas Max Shepard, autor do vídeo acima, conseguiu desenvolver um robô que imita com bastante realismo o braço e a mão de um humano normal. E o mais incrível: usando peças de lego.

O braço pneumático criado por ele tem a capacidade de mexer diversas articulações e segurar objetos. A quantidade de peso suportado pelo braço está limitada à forma do objeto e à orientação do pulso e do cotovelo; em seu estado atual de construção, a aproximadamente 900 gramas.

O braço pneumático de Lego é controlado através de um simples conjunto de interruptores e  joysticks. Há também quatro motores de compressor de ar com pressão regularizada também feitos de Lego. Entretanto, Shepard usou bombas manuais simples no vídeo.

O braço protético de Lego é capaz de fazer diversos movimentos de braço, mão e punho, tais como:  adução e abdução, pronação e supinação, flexão do punho, extensão e flexão do cotovelo, entre outros. Para a sua contrução, foi usada a versão Power Functions Motors do Lego.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.