LEGO Street View pode observar sem você perceber

1 min de leitura
Imagem de: LEGO Street View pode observar sem você perceber

Pequeno carro tira fotos e marca seu caminho com GPS (Fonte da imagem: Divulgação)

Um arquiteto de softwares irlandês desenvolveu um carro bastante similar a um dos veículos do Google Street View, totalmente feito com peças de LEGO. Mark Crosbie montou o “LEGO Street View Car 2” utilizando a versão Mindstorms NXT da LEGO, um produto da empresa voltado para a educação tecnológica desenvolvido juntamente com o Instituto de Tecnologia de Massachesetts (MIT).

Ele já havia criado anteriormente uma versão de brinquedo do carro do Google Street View com peças comuns de LEGO, mas o modelo não lhe agradou muito e por isso decidiu reconstruí-lo. A nova versão conta inclusive com um iPhone, além de um sistema GPS para fazer o carro deslocar-se de maneira autônoma.

As fotos são tiradas com a câmera do smartphone da Apple e enviadas para um aplicativo chamado Photostream de Crosbie. O veículo capta as imagens por onde passa por causa das coordenadas do GPS. Esses dados são gravados em um arquivo KLM e enviados à um computador quando o carro está no alcance de uma rede Wi-Fi. Quando o arquivo é aberto no Google Earth, o caminho percorrido pelo carro é exibido, incluindo os marcadores para cada imagem que foi tirada no caminho.

Mark também usa um aplicativo chamado Soundsnap, que permite à câmera do aparelho sempre disparar diante de um som alto. Ele quer eliminar esse sistema adicionando Bluetooth ao pequeno veículo. Um carrinho pequeno como esse gravando imagens e tirando fotos por aí pode ser bem difícil de ser identificado, o que seria uma mão na roda para quem gosta de dar uma espiadinha.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.