SBrick Plus: aparelho permite a você programar e controlar criações de LEGO

1 min de leitura
Imagem de: SBrick Plus: aparelho permite a você programar e controlar criações de LEGO
Imagem: Kickstarter

Se você é um daqueles que sempre sonhou em dar vida aos seus projetos de LEGO favoritos, é bom se preparar. Um novo projeto no Kickstarter chamado SBrick Plus promete oferecer essa chance a você de maneira única.

Com a forma do que poderia parecer apenas mais um bloco de LEGO comum para muita gente, o SBrick Plus é basicamente um pequeno motor inteligente feito para se encaixar em todo o tipo de estrutura feita com esses blocos. Dentro dele, porém, se esconde um chip IoT poderoso, capaz não apenas de interagir com os mais diversos tipos de sensores, como também trazendo um sistema totalmente programável e controlável remotamente.

O potencial desse aparelho, como o vídeo abaixo mostra bem, é enorme. Com o SBrick Plus, você pode não apenas, por exemplo, criar seu próprio carrinho de controle remoto com blocos, como também desenvolver mecanismos automáticos para suas invenções, com a ajuda de seus sensores de proximidade. Se o LEGO normal já dava possibilidades sem limite, então é só pensar o que mais esse bloquinho pode fazer.

Não há como deixar de lado, é claro, o fato de que a própria LEGO possui uma linha inteira dedicada a uma proposta semelhante. A diferença é que o SBrick Plus não apenas pede um dispositivo menor, como também oferece muito mais possibilidades – e de maneira bem mais acessível, já que é possível programar tudo em algo simples como javascript e o sistema tem suporte às principais plataformas do mercado.

A ideia, no entanto, não é se limitar apenas à brincadeira, mas até mesmo dar aplicações educativas para o SBrick. Para isso, o criador do projeto desenvolveu uma série de projetos educacionais usando o sistema, tendo como base diversos brinquedos oficiais da LEGO.

Para aqueles interessados no projeto, é possível contribuir com seu financiamento no Kickstarter em valores que vão a partir de US$ 59 (R$ 189, em uma conversão simples e sem impostos) para o modelo básico, apenas com o SBrick Plus. O projeto, por fim, tem uma meta de apenas 50 mil dólares no serviço, e já está quase na marca dos 30 mil com apenas três dias de contagem.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.