Review: Monitor LCD Samsung P2270

6 min de leitura
Imagem de: Review: Monitor LCD Samsung P2270

Você já deve ter se acostumado às análises de produtos no portal Baixaki. Notebooks, televisores, celulares e monitores foram apenas algumas das peças que passaram por nossas páginas ao longo dos últimos anos.

Nosso objetivo, com as análises, não é convencê-lo a comprar ou não um produto. Essa é uma decisão única e exclusivamente sua e não temos a menor pretensão de determinar qual será ela. Nossa proposta é apresentar para você, de maneira clara e objetiva, os principais pontos fortes e fracos de cada produto.

O produto que analisamos desta vez foi o Monitor LCD Samsung P2270, de 21,5 polegadas, um dos modelos FULL HD da empresa. Antes de nos aprofundarmos nos detalhes do produto vamos conhecer um pouco mais sobre as suas especificações técnicas.

Especificações técnicas do produto.

Design e conexões

Um dos aspectos que mais chama atenção neste modelo da Samsung é o seu visual. Com tela de 21,5 polegadas o P2270 é tem um design ultraslim. O que isso significa? Uma profundidade de nada menos que 3 cm – metade da espessura dos modelos convencionais -, o que torna o visual elegante e diferenciado, ocupando menos espaço em sua mesa.

Embora não possua suporte para fixação na parede, a regulagem deste modelo é bastante suave e contempla um grande ângulo de visão. Isso é possível graças à maneira como a base é fixada, com duas partes independentes – a base em si (circular) e a junção. O encaixe é simples e está claramente descrito no manual.

Visual do monitor. Foto: Samsung.

Em termos de conexão, apenas dois pontos estão disponíveis, ambos localizados na parte de trás do aparelho: a saída de força e uma saída DVD-I. Aliás, este é o padrão do monitor e, juntamente com o produto, dois cabos são incluídos no pacote: um DVI – DVI e outro DVI – VGA.

O design do aparelho também prevê botões no estilo touch. Ou seja, nada de botões aparentes. Na parte inferior direita do monitor basta tocar o sensor para ligar o produto ou mesmo ter acesso aos menus de controle.

Qualidade de imagem e menu de opções

Com resolução de tela de 1920 x 1080 (Full HD) e um baixo tempo de resposta, de apenas 2 ms, o modelo da Samsung se apresenta como uma ótima opção para usuários com foco no mundo dos games. Da mesma forma, a frequência de 60 Hz e o contraste dinâmico de 50.000:1 qualificam o monitor como uma opção ideal para qualquer tipo de usuário, atendendo tanto a requisitos básicos quanto configurações mais avançadas.

Visual do monitor. Foto: Samsung.

Embora não possua função de TV, uma tela Full HD presume ao usuário que ele possa usufruir um bom nível de controle de cores, brilho e nitidez, uma vez que em altas resoluções qualquer possibilidade de alteração na configuração passa a ser perceptível. E, nesse quesito, o monitor da Samsung mostra um dos seus maiores pontos fortes.

São diversas opções de configuração disponíveis. Mesmo não estando descritas no manual de instruções que acompanha o produto – elas estão detalhadas apenas no manual disponibilizado em CD – não é difícil entender o funcionamento de cada uma das opções. Conheça quais são elas:

Menu de opções.

Picture

Neste item são sete as opções customizáveis:

Brightness - controla a intensidade de brilho;

Contraste - controla o contraste entre os tons claros e escuros;

Sharpness - controla a nitidez da imagem;

Magic Bright - controle diferenciado de brilho de acordo com a função em execução – texto, internet, game, esporte ou filme;

Coarse - controla o nível de ruídos como listras verticais;

Fine - controla o nível de ruídos como, por exemplo, listras horizontais;

Response Time - acelera o tempo de resposta para dar mais nitidez a um determinado vídeo.

Visual da parte de trás. Foto: Samsung.

Color

Neste item também são sete as opções customizáveis de controle de cor:

Magic Color – tecnologia exclusiva da Samsung que, quando ativada, deixa as cores naturais com maior clareza, sem que haja perda da qualidade de imagem;

Red – ajuste individual dos tons de vermelho;

Green – ajuste individual dos tons de verde;

Blue – ajuste individual dos tons de azul;

Color Tone – ajusta a tonalidade das cores, em quatro modos distintos: frio (brancos mais azulados), quente (brancos mais avermelhados), normal e pessoal (personalizada);

Color Effect – altera os modos de cores para escala de cinza, filtro verde, filtro aqua e filtro sépia;

Gamma – corrige a luminescência das cores, ajustando o brilho intermediário.

Size & Position

Ajuste do posicionamento da imagem, na horizontal e na vertical, bem como seu tamanho na tela. Nesta opção é possível configurar ainda o ponto onde o menu de contexto é exibido (por padrão ele aparece no canto inferior direito).

Visual do produto. Foto: Samsung.

Setup & Reset

Este item permite algumas configurações básicas relativas ao menu e aos LEDs dos botões na borda do aparelho. Aqui é possível controlar a transparência do menu, brilho dos LEDs e tempo de exibição do menu.

Também é possível escolher uma das opções acima para aparecer no menu diretamente no primeiro toque – por padrão a função Magic Bright é ativada. Os menus podem ser configurados em língua portuguesa.

Caso você não tenha muito conhecimento sobre as configurações de cor ou não esteja disposto a configurá-las uma a uma, pode dispor da opção Auto em cada um dos submenus. Nesse modo o aparelho aplica uma configuração padrão para a tela.

Detalhe das conexões traseiras. Foto: Samsung.

Consumo de energia e opções complementares

Outro aspecto positivo do modelo P2270 da Samsung é o seu baixo consumo de energia. Pertencente à linha Ecofit da empresa, segundo informações do manual de instruções do produto o consumo é de apenas 28W com o aparelho ligado e menos de 1W com ele em stand by.

A preocupação com os aspetos ecológicos também fez com que o manual de instruções impresso que acompanha o produto fosse reduzido a pouquíssimas páginas, apenas com as informações básicas. Felizmente ele é disponibilizado na íntegra num CD que acompanha o monitor, cabendo ao usuário imprimi-lo ou não.

Para complementar as opções de configuração, o CD que acompanha o produto traz diversas opções de gerenciamento de imagens e ajuste de frequência. O aplicativo funciona com todas as versões do Windows superiores ao 2000. As aplicações disponíveis no CD são a Magic Tune e a MultiScreen. Esta segunda pode sofrer variações de acordo com a sua placa de vídeo.

Detalhe do produto. Foto: Samsung.

Conclusão

Com uma vasta gama de opções e funções para controle de imagens e ajuste de cores, visual moderno, economia de energia, leveza e simplicidade no manuseio, o modelo P2270 da Samsung é, sem dúvida, uma das melhores opções em sua categoria no mercado.

Com uma boa relação custo / benefício – a faixa de preço do produto gira em torno de R$ 550 e R$ 700 – o aparelho é indicado tanto para quem exige menos das imagens – uso frequente para textos, planilhas e internet - quanto para aqueles que pretendem explorar ao máximo o produto, como gamers ou aficionados por vídeos e filmes.

Pesando 3,6 kg e com uma espessura de apenas 3 cm – metade em relação aos demais modelos da empresa – o P2270 tem na sua base regulável outro aspecto diferenciado, sendo fáceis tanto a montagem bem como a posterior regulagem no dia a dia.

Infelizmente o produto não conta com a função TV – o que elevaria o seu preço consideravelmente – tampouco saídas de áudio. Porém, para aqueles que buscam um produto para uso residencial ou comercial que independa das funções de uma televisão, com certeza este é um produto que atende a todas as expectativas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.