Review: Monitor LCD AOC 2036Va

10 min de leitura
Imagem de: Review: Monitor LCD AOC 2036Va

Hoje o Baixaki inicia mais uma série de análises. Assim como já testamos previamente uma televisão da AOC, agora iremos mostrar alguns testes realizados em um monitor desta famosa fabricante. Recebemos um dos novos modelos de monitor da AOC, um dos lançamentos de 2009. Neste artigo iremos abordar todas as vantagens e desvantagens deste monitor.

A AOC nos enviou na semana passada o monitor LCD 20” 2036Va (confira a imagem abaixo), um exemplar magnífico da nova tendência da AOC. Evidentemente, os testes com este monitor não foram fáceis de realizar, pois tivemos de criar algumas técnicas para análise. Abordaremos neste artigo tudo — ou quase tudo — que realmente importa para você na hora da compra de um monitor.

Monitor LCD AOC 2036Va

Queremos salientar, que nossa análise não foi feita para que você compre este produto, mas para que reveja seus conceitos antes de adquirir um novo monitor. Bom, antes de partir para os testes e conclusões que obtivemos, queremos compartilhar uma tabela de especificações deste monitor, confira abaixo.

Tabela de especificações

Visual externo

A primeira coisa que fizemos ao desembalar o monitor AOC 2036Va foi observar seu aspecto visual. O monitor foi construído nos mesmo padrão dos novos produtos eletrônicos. Com cantos arredondados, conexões traseiras, alto falantes invisíveis e o acabamento em Black Piano, a AOC mostrou que algo que impressiona em seus produtos é o design.

Na parte traseira do AOC 2036Va podemos notar os furos para fixação em paredes e painéis. Além disso, atrás o monitor possui linhas suaves e frisos para a saída do calor excessivo gerado pelas peças internas. Há também a logomarca da fabricante bem grande na parte de trás.

Visão da parte traseira do monitor

Olhando o monitor de frente, reparamos que a AOC caprichou nos cantos arredondados e no fantástico menu sensível ao toque. Isso mesmo, este monitor possui teclas sensíveis ao toque, as quais ficam localizadas na parte inferior direita do produto. O AOC 2036Va possui apenas quatro teclas, com as quais é possível fazer todas as alterações necessárias na qualidade e nas regulagens de cor e qualidade da imagem.

Evidentemente, o AOC 2036Va pode ser colocado em cima de qualquer superfície, basta instalar a base que vem junto na caixa do produto. Acoplar a base é bem simples, o que dispensa até mesmo o uso de manual. Basta colocar o monitor sobre uma superfície e então encaixar a base no devido lugar. A base possui um encaixe de metal, a qual facilita e permite a fixação segura.

Não poderíamos deixar de notar as facilidades que a AOC colocou externamente em seu produto. Os conectores deste monitor ficam localizados na parte traseira. Ao todo temos seis conectores. Dois conectores para receber sinal de vídeo (Analógico e Digital), um para conexão de energia, um para conexão com a placa de som e dois conectores USB (um para conexão externa e outro para comunicação com o computador).

Conexões do AOC 2036Va

Todos estes conectores são muito úteis, contudo fica um pouco complicado utilizar a porta USB do monitor considerando que ela fica localizada na parte traseira, um local de difícil acesso e que nem sempre facilita a utilização de dispositivos USB. Para quem pretende utilizar um pendrive ela não é nada interessante, mas quem deseja conectar um mouse, teclado ou até um adaptador Bluetooth, pode ter certeza que esta conexão irá ser muito útil. A conexão de áudio é do tipo 3.5mm (padrão dos computadores), porém o monitor não traz uma conexão para fones de ouvido, a qual seria muito interessante.

Menus, funções e testes

Menu principal do monitor

Perfis

Os botões sensíveis ao toque do AOC 2036Va são bem interessantes, porque deixam o monitor com um aspecto muito moderno. Os menus e todas as opções que o monitor traz são acessíveis a partir destes botões. São quatro botões ao todo, sendo que um dá acesso ao menu e serve para confirmar as opções, os outros dois são botões de navegação, com setas para cima e para baixo, e o último botão serve para ligar e desligar o monitor.

Perfis

No menu principal, temos opções diversas. As primeiras opções servem para o usuário escolher o perfil de exibição. O monitor AOC 2036Va conta com sete perfis, sendo um próprio para funcionamento com o contraste dinâmico, e outros seis voltados a tarefas diversas (jogos, filmes, internet, padrão, economia de energia e esportes). Cada um desses perfis traz configurações especificas, mas você pode alterar as configurações manualmente.

O perfil DCR é o melhor para ser utilizado, porque ele regula automaticamente a imagem conforme o que você está visualizando. Para filmes este perfil é muito interessante, porque o monitor modifica o nível de contraste a cada cena. Os demais perfis também são bons, mas o usuário deverá mudar manualmente o perfil cada vez que for realizar uma tarefa diferente.

Melhoria de cores

O AOC 2036Va tem uma opção muito interessante no menu, a qual recebeu o nome de Color Boost. Esta configuração serve para dar um reforço nas cores e deixar as imagens com cores mais reais e chamativas. Há configurações específicas para cada tipo de imagem que você está visualizando. Você pode melhorar as cores para os seguintes perfis: otimização total, tons de pele, campos verdes, céu azul e automático. Dentre estas opções, é melhor utilizar a opção automática que configura as cores conforme a imagem.

Ajuste automático de cores com o Color Boost

Esta regulagem funciona muito bem, sendo que o usuário consegue ver suas galerias de fotos e até filmes com cores muito mais vivas. A configuração Color Boost é interessante porque proporciona imagens mais bonitas sem a necessidade do usuário ficar sofrendo com alterações de brilho e contraste.

Ajuste de brilho e contraste

Claro que, um monitor de alta qualidade tem de ter boas configurações para brilho e contraste. O AOC 2036Va traz um item específico no menu, para que o usuário possa fazer alterações manualmente. Estas configurações de contraste e brilho dão um resultado instantâneo, contudo é preferível deixar que o monitor configure o contraste com a opção DCR.

Contraste Dinâmico muito alto

Vale salientar que realizamos um teste bem técnico para verificar o nível de contraste do monitor. O resultado foi satisfatório, mas não do modo como esperávamos. Para diferenciar os tons de cores o contraste deste monitor é excelente, porém para diferenciar tons de cinza o monitor deixa um pouco a desejar. Portanto, no aspecto do contraste o monitor deixou muito pouco a desejar, mas mostra-se não ser perfeito.

Uma das imagens utilizadas para testar o contraste

Regulagem de tamanho e posição

O quarto item do menu do AOC 2036Va serve para que o usuário modifique o tamanho vertical e horizontal da imagem. Nesta opção também é possível alterar a posição da tela, todavia em nossos testes nem precisamos nos preocupar com tais configurações, porque a regulagem automática sempre adequou as imagens do computador perfeitamente a tela.

Cores

O monitor LCD AOC 2036Va vem com uma configuração separada para o usuário que está notando pequenas diferenças entre os tons de cores. É possível modificar manualmente cada uma das principais cores. Existe também configurações para deixar a imagem quente ou fria, as quais já são padrão em muitos monitores.

Regule as cores

Em nossos testes, notamos que quase nunca é necessário modificar as opções de cores. Com a utilização do Color Boost o usuário pode relaxar e deixar que o monitor modifique os níveis automaticamente. Evidentemente, para quem prefere visualizar determinadas cores mais fortes a outras, pode utilizar estas opções.

Região em destaque

O AOC 2036Va traz uma opção bem interessante para quem deseja criar um perfil apenas para visualizar determinados conteúdos. Através da sexta opção do menu principal é possível selecionar uma região da tela que terá suas cores, contraste, brilho e tamanho alterados. Esta função é bem interessante de ser utilizada quando você pretende utilizar o monitor numa configuração e visualizar partes do monitor com cores diferentes.

Demais configurações

O último item do menu principal serve para alterar o idioma do monitor, habilitar a opção de plug and play, reiniciar as configurações, utilizar o timeout para o menu, modificar a posição do menu e desligar o monitor automaticamente.

Reprodução de Filmes

Obviamente, não poderíamos realizar um teste num monitor sem verificar a qualidade de imagem ao reproduzir vídeos. Por isso, testamos a resposta e a qualidade de imagem do produto utilizando filmes com resolução Full HD (1920 x 1080 pixels). Além disso, analisamos a qualidade nas cores, no brilho e no contraste durante os filmes.

Ainda que a resolução máxima do AOC 2036Va seja de 1600 x 900 pixels, não achamos correto testar o monitor com filmes em 720p, porque a imagem seria esticada, fator que resultaria na perda de qualidade. Os testes não surpreenderam tanto, porque já era esperado que este monitor mostra-se alta qualidade com vídeos de alta resolução.

Filmes com resolução de 1080p ficam perfeitos neste monitor

Com o incrível tempo de resposta de 5ms, o monitor AOC 2036Va consegue reproduzir qualquer vídeo sem que ocorra o efeito fantasma (comum em monitores com tempo de resposta menor). Além disso, a função DCR (Dynamic Contrast Ratio) e a Color Boost são muito interessantes na reprodução de filmes.

Para quem possui um player blu-ray pode achar ainda mais interessante utilizar este monitor para assistir filmes. Fora as funções já citadas, o AOC 2036Va possui proporção de 16 x 9, algo raro em monitores. Esta proporção permite que a maioria dos filmes sejam reproduzidos em tela cheia. Tendo uma largura maior e uma altura menor, o AOC 2036Va certamente proporcionará uma ótima experiência com filmes e até jogos.

Mais um teste com filme em 1080p

Um monitor com USB

Isso mesmo, o AOC 2036Va é um monitor tão fantástico que traz até a opção de utilização de porta USB. Ele traz dois conectores, um deve ser conectado ao PC e o outro é a porta que fica disponível para você utilizar. Vale salientar, que esta porta USB serve apenas como um atalho, porque o monitor não lê nenhum arquivo de pendrive ou de outro dispositivo. Outro detalhe é que na caixa do produto não vem o cabo USB, sendo que o usuário deve adquirir separadamente.

Testando o som

Ficamos surpresos ao notar que o AOC 2036Va trazia dois alto-falantes invisíveis. As saídas de som ficam localizadas na parte inferior do monitor, o que as torna “invisíveis”. A potência dos alto-falantes é bem baixa, sendo limitados a um máximo de 3W (os dois em conjunto). Em nosso teste de áudio, ficou bem claro que o som deste monitor é muito baixo, o que fará qualquer usuário ficar com raiva.

Potência muito baixa na hora de reproduzir áudio

O som é passado para o monitor através de um cabo padrão, o qual não acompanha o produto. Para assistir filmes, ou para jogar, é altamente recomendado que você adquira caixas acústicas estéreo ou até mesmo um home theater de cinco canais, porque o som proporcionado pelo AOC 2036Va é muito fraco, sendo que é preferível até utilizar fones de ouvido.

Considerações

Após realizar todos os testes com o monitor LCD AOC 2036Va de 20 polegadas, acabamos ficando surpresos com seus recursos. Além da incrível qualidade de imagem, este monitor possui características impressionantes, como a taxa de contraste de 60.000:1 e o fantástico tempo de resposta de 5 ms.

Fica bem claro que este monitor é uma excelente opção para usuários que ainda estão interessados em monitores sem a opção de TV. Sentimos muita falta de uma conexão HDMI, a qual poderia proporcionar ótima qualidade e compatibilidade com computadores mais modernos. Evidentemente, a incapacidade de operar com a resolução de 1080p é um fator que deixa a desejar, o que pode fazer os usuários pensarem duas vezes antes de adquirir o monitor.

AOC 2036Va - Uma ótima opção para quem quer qualidade!

Quanto ao som, não há nem o que pensar. Este monitor definitivamente não foi feito para reproduzir áudio. Suas caixas invisíveis são muito fracas e fazem os usuários preferirem utilizar caixas acústicas externas. A porta USB merece destaque, mas por ser mal localizada não chega a ser uma vantagem para quem gosta de ter uma porta de fácil acesso. Como já citado anteriormente, esta porta USB é útil para conectar mouse, teclado ou uma webcam.

Um aspecto curioso no AOC 2036Va é sua característica ecológica. Este monitor consome pouca energia, sendo que os valores indicados (confira na tabela no começo do texto) pela AOC são reais. Além disso, o AOC 2036Va possui o perfil de economia de energia, que reduz o brilho da tela para gastar pouco. Todas estas funções combinadas com um design de primeira, fazem do 2036Va uma boa opção de monitor.

O preço do monitor AOC 2036Va varia muito, sendo que há poucas lojas com o produto disponível. Como o monitor ainda é lançamento, ele deve demorar um pouco para chegar até as lojas de grande varejo. Segundo nossa pesquisa, o valor do produto fica por volta de R$600, 00 reais.

Nossa análise fica por aqui. Espero que tenham gostado de conhecer um pouco sobre mais um dos produtos AOC. O que você achou desta análise? Você possui este produto? Contribua com o site, dê sua opinião.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.