Veja em vídeo como funciona a remoção de tatuagens por laser

1 min de leitura
Imagem de: Veja em vídeo como funciona a remoção de tatuagens por laser
Imagem: Smarter Every Day

Boa parte das pessoas já teve vontade de fazer uma tatuagem, mas, como essas “pinturas” na pele são bastante permanentes, nem todo mundo tem coragem de prosseguir com a ideia. Vai que a pessoa enjoe da imagem desenhada? Vai que o tatuador não consiga deixar exatamente como a pessoa queria? Nesses casos, dá para remover o desenho a laser, e o procedimento é muito curioso.

O canal do YouTube “Smarter Every Day” foi conferir como isso acontece e explicou exatamente como o laser consegue limpar a tatuagem. Basicamente, o feixe de luz infravermelha destrói as moléculas de pigmento que estão na pele da pessoa tatuada e, com o tempo, os glóbulos brancos do sangue terminam o trabalho, carregando o que sobrou dessas moléculas para o fígado. Depois disso, a tinta é expelida pelo corpo.

Como você conferiu no vídeo, a remoção da tatuagem por laser parece bem rápida, mas envolve várias condições químicas, físicas e biológicas. As partículas de pigmento da tatuagem são muito grandes para os glóbulos brancos as carregarem e o laser tem o papel de dividi-las em vários pedaços bem pequenos via aquecimento rápido. Em seguida, essas células do seu corpo, que sempre tentaram acabar com essa tatuagem, de repente, conseguem lidar com a “ameaça” que estava por ali.

Em algumas semanas, a tatuagem deve estar completamente removida com a ajuda do laser e dos glóbulos brancos. O problema é que esse procedimento não pode ser realizado muitas vezes, já que danifica a pele um pouco.

Portanto, se você criou coragem para fazer uma tatuagem ousada só por saber da existência desse tipo de remoção aparentemente simples, é melhor pensar duas vezes. Para todos os efeitos, tatuagens são definitivas e, pensando dessa forma, é bem possível que você só escolha desenhos que realmente goste.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.