Nova lâmpada LED pode durar mais de 40 anos

1 min de leitura
Imagem de: Nova lâmpada LED pode durar mais de 40 anos

Jake Dyson, filho do inventor James Dyson, desenhou uma lâmpada LED que deve superar de longe a durabilidade dos concorrentes. A lâmpada não utiliza nenhuma tecnologia revolucionária que encareça a produção, mas mesmo assim deve suportar mais de 40 anos de uso contínuo.

O inventor explica que o segredo por trás da durabilidade do seu LED está na dissipação mais eficiente do calor. Enquanto a maioria dos modelos não possui nenhuma estrutura que previna o superaquecimento, as lâmpadas de Dyson se mantêm em uma temperatura de operação estável, garantindo assim muito mais durabilidade.

“O mercado de lâmpadas descartáveis gera bilhões de dólares por ano em todo o mundo, assim alguns fabricantes não estão interessados em criar produtos de iluminação que duram a vida toda”, comenta Dyson. “Eu vejo um paralelo quando meu pai foi pioneiro na criação de aspiradores de pó sem saco. Naquela época, outros fabricantes rejeitaram a ideia porque vender sacos descartáveis era um negócio muito lucrativo”, complementa.

Jake tem a ambição de revolucionar o mercado de lâmpadas e também mudar a forma como as pessoas pensam a respeito de iluminação em geral. Segundo ele, com lâmpadas que nunca se queimam, no longo prazo os consumidores poderiam economizar centenas ou milhares de dólares. “Eu gostaria de ver mais fabricantes pensando de forma sustentável, desenvolvendo produtos de iluminação que não precisam ser jogados fora depois de um período relativamente curto de tempo”, diz Jake.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.