A mais recente versão do sistema operacional Android foi anunciada no final de outubro. Assim, nos próximos meses vários mobiles serão agraciados pelo SO 4.4 da Google – que chega ao mercado sob o codinome KitKat. E diversas implementações deverão ser notadas por quem fizer uso do software desenvolvido pela Gigante das Buscas para plataformas móveis.

O Android 4.4 deverá estar disponível a mais dispositivos no Brasil dentro dos próximos dias. Contudo, smartphones e tablets estrangeiros já tiveram a chance de experimentar o KitKat. Nova interface para email, um novo launcher, mais recursos de gerenciamento de chamadas e a possibilidade de fazer impressões usando um mobile da Google como interface são algumas das novidades que o novo sistema operacional promete oferecer aos seus usuários.

Play Store deverá disponibilizar estes apps em breve. (Fonte da imagem: Repdoução/Blogrope)

E que tal experimentar alguns dos aplicativos desenvolvidos especialmente para o KitKat em seu próprio aparelho? Acontece que certos novos apps são compatíveis com versões atuais do Android – em determinados casos, o download do software via Play Store terá de ser substituído pela instalação de um ou mais APKs. Confira a seguir seis aplicativos que revelam os recursos que certamente farão parte do KitKat:

1. Instale o launcher do Android 4.4 (APK)

A interface do novo launcher não é muito diferente daquela já usada pelo iniciador do Jelly Bean, é verdade. Mas recursos de fato mais práticos integram a nova versão do launcher para o KitKat. Para fazer uma busca usando o motor Google, por exemplo, basta que um toque seja dado sobre o canto esquerdo da tela do aparelho – não é preciso mais acessar um widget específico se a sua intenção for, justamente, realizar pesquisas via Google (assista abaixo a uma demonstração das novas ferramentas).

Atenção: em parte dos aparelhos, a instalação do novo launcher será feita a partir do download de 3 APKs. Até o momento, apenas versões superiores à do Android 4.1 são capazes de rodar este recurso. Tenha a noção de que problemas podem acontecer durante a execução do aplicativo, uma vez que esta não é ainda a versão oficial do app. Feitos esses esclarecimentos, veja então como instalar o launcher em seu mobile.

Passo a passo

Antes de instalar os 3 APKs, atualize o Google Search via Play Store em seu Jelly Bean. Feito isso, descompacte e instale apenas o arquivo GoogleHome.apk – em alguns casos, este processo deverá ser suficiente para o sucesso na instalação do launcher.

Se a atualização do Google Search não permitir a instalação completa do launcher, baixe os APKs (clique sobre o botão “Baixar” acima), descompacte-os e os instale na seguinte ordem:

  1. PrebuiltGmsCore.apk
  2. Velvet.apk
  3. GoogleHome.apk

Feito isso, pressione o botão Home, selecione o launcher instalado e aproveite os recursos desta atualização.

Problemas?

Alguns usuários têm relatado problemas ao executar o aplicativo Google Search – parece que o app acaba sendo automaticamente encerrado em determinados mobiles. Se esse erro estiver se manifestando em seu aparelho, baixe este arquivo, descompacte-o e o cole no diretório do seu sistema. Antes de fazer isso, porém, salve a extensão original com outro nome e a tenha à mão no caso de um reboot precisar ser executado.

2. Baixe o novo Caller ID (Play Store)

O Caller ID é outro dos promissores aplicativos lançados juntamente com a inauguração do Android KitKat. Mas o que há no app de tão interessante? Em uma primeira análise, fica fácil confundi-lo com apenas mais um simples administrador de chamadas. Porém, funções verdadeiramente úteis de gerenciamento de contatos e ligações são oferecidas por Caller ID.

(Fonte da imagem: Reprodução/PlayStore)

Para instalá-lo, basta que um rápido acesso seja feito junto à Play Store (clique aqui). Ao contrário do launcher do KitKat, versões mais antigas do sistema operacional da Google para mobiles são capazes de executar este aplicativo – compatível com edições superiores à do Android 2.2.

3. Uma nova interface para seus emails (APK)

Apesar de ser semelhante ao Gmail, este aplicativo não é uma atualização do gerenciador de mensagens pessoais da Google.

Se você deseja experimentar o que este app pretende oferecer aos donos do Android KitKat, um download deverá ser feito: faça seu login com uma conta Gmail, baixe o APK e instale-o em seu mobile para colocar esta nova proposta à prova (clique aqui) – este software é compatível com sistemas superiores à versão 4.2 do Android.

(Fonte da imagem: Reprodução/AndroidPolice)

4. Não perca seu tempo! (APK)

O lançamento do novo Android inspirou de fato os desenvolvedores de aplicativos. A atualização do controlador de tempo para dispositivos móveis também concentra funções de cronômetro, despertador e mostrador de hora em uma mesma interface.

Apesar de existirem em versões anteriores à do KitKat, os recursos para o sistema 4.4 contam agora com um estilo gráfico mais elegante e minimalista. Várias opções de modos de exibição de horas, por exemplo, podem ser ativadas nesta atualização.

(Fonte da imagem: Reprodução/AndroidPolice)

Quer deixar a tela do seu smartphone ou tablet Android com um visual diferente? Pois então baixe este APK e instale-o em seu aparelho. Mas tome nota: pode ser que você precise limpar os dados de instalação para que este novo relógio rode sem engasgos em seu dispositivo (requer Android 4.2 ou superiores para o pleno funcionamento).

5. Atualização do Google Cloud Print (Play Store)

Uma versão atualizada do Google Cloud Print já pode ser baixada via Play Store. Este aplicativo permite que um dispositivo Android conecte-se a uma impressora compatível também com o Google Cloud Print e imprima arquivos armazenados, por exemplo, pela galeria do aparelho. Sistemas iguais ou superiores ao Android 2.3.3 já podem fazer o download do app diretamente via Play Store (clique aqui).

6. A versão 2.0 de Hangouts (APK e Play Store)

O popular aplicativo Hangouts está agora em sua versão 2.0. Isso significa que você poderá desfrutar de recursos mais ousados com esta encorpada ferramenta: mensagens via SMS e MMS, compartilhamento de localização em mapa e até mesmo suporte a animações em GIF são ações atualmente possíveis em Hangouts 2.0.

Você pode fazer o download do APK por meio deste link ou acessar a loja online de aplicativos da Google aqui – a versão atualizada do mensageiro é compatível com versões 2.3 e superiores do sistema Android.

....

Antes de baixar qualquer um dos aplicativos listados acima, certifique-se de verificar a compatibilidade entre o seu mobile e o app selecionado. É importante dizer também que a Play Store deverá disponbilizar versões de cada um dos recursos desta lista em breve.

Cupons de desconto TecMundo: