Kinect é transformado em um quadricóptero com radar

1 min de leitura
Imagem de: Kinect é transformado em um quadricóptero com radar

As possibilidades de uso e modificações do Kinect não cansam de surpreender. Agora, pesquisadores do Laboratório de Sistemas Híbridos da Universidade de Berkeley adaptaram o novo acessório do Xbox 360 para automatizar o voo de um quadricóptero, um modelo que se locomove com a ajuda de quatro hélices motorizadas.

O Kinect conectado ao aeromodelo gera uma nuvem de pontos, com coordenadas para os eixos X, Y e Z, usada pelo computador onboard através de um driver que tem como base o projeto OpenKinect/Freenect, utilizado para acessar o hardware. Todo o processamento é feito por um computador com CPU Intel Atom de 1,6 GHz, equipado com o sistema operacional Linux (Ubuntu 10.04).

Um sistema extra de captura de movimento é utilizado como uma espécie de segurança extra: caso a leitura da altitude do Kinect falhe, o outro sistema entra em ação, corrigindo o curso do dispositivo. Porém, esse sistema de segurança estava desabilitado durante a filmagem do vídeo enviado pelo grupo ao YouTube, postado no início deste artigo.

Interessante notar que o quadricóptero para ao encontrar um obstáculo posicionado aleatoriamente na frente dele e, ao ter o caminho desobstruído, continua o trajeto normalmente.

O experimento conduzido por Patrick Bouffard e Claire Tomlin faz parte do projeto STARMAC, que conta com seis veículos quadricópteros equipados com computadores e equipamentos que auxiliam na locomoção das naves, como GPS e sonares.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.