Projeto de controle Sinister promete trazer um novo estilo de jogo ao PC

2 min de leitura
Imagem de: Projeto de controle Sinister promete trazer um novo estilo de jogo ao PC

(Fonte da imagem: Reprodução/Tivitas)

É fato que muitos jogadores preferem jogar seus games de ação em consoles e não em computadores, em alguns casos exclusivamente por que não gostam do uso do teclado e do mouse.

Por mais que isso seja questão de gosto, o número de jogadores de determinado título pode diminuir simplesmente pelo fato de as pessoas não se acostumarem às teclas e preferirem os controles, que normalmente são mais ergonômicos e se encaixam melhor nas mãos.

Por isso, existem inúmeros tipos de acessórios e controles alternativos que ampliam os comandos que podem ser realizados nos jogos de computadores para além dos teclados. Mesmo assim, as teclas direcionais e os populares botões WASD dominam os jogos de PC. A não ser que você esteja bastante familiarizado com o teclado e o mouse, muitos concordam que os controles e joysticks se adaptam melhor aos jogos (dependendo do gênero, é claro).

A precisão quase insubstituível do mouse

Se o mouse é considerado mais preciso, o mesmo não pode ser afirmado das teclas WASD. Pensando nisso, os desenvolvedores da empresa canadense Tivitas criaram o projeto do chamado controle Sinister, que fornece uma opção alternativa para aqueles que não querem controlar seus personagens pelas teclas direcionais, porém que ainda desejam possuir o tiro certeiro do mouse.

(Fonte da imagem: Reprodução/Tivitas)

Por mais esquisito que o design do aparelho possa parecer em um primeiro momento, ele promete se encaixar perfeitamente em uma das mãos do usuário enquanto a outra se mantém livre para controlar o mouse. Desse modo, o teclado se torna um acessório dispensável e você ainda pode utilizar o mouse normalmente.

Essa "mão mecânica" pode ser ajustada e os botões internos do dispositivo fazem com que você controle o jogo pelo aparelho ao invés de clicar nas teclas do teclado. Como o Sinister é personalizável, você teoricamente pode adaptar esse controle conforme os tipos de games que são jogados para facilitar o estilo dos comandos.

Dos consoles para os computadores

Chris Zhao Holland, o CEO da Tivitas, disse que sempre foi um jogador de games para consoles e que desejava transferir as experiências com os típicos controles de videogame para o PC – "só que quando um dos controles do computador possui mais de 100 teclas o aprendizado é mais difícil", diz ele. O protótipo atual do Sinister levou meses para ser construído e Holland utilizou inúmeros acessórios do gênero para garantir se o dispositivo tem reais chances de ser útil e novo.

"Você pode utilizar um controle no estilo do Xbox em muitos jogos de ação no PC, porém isso faz com que você perca a precisão do mouse. Eu quis usar a exatidão do mouse, porém para algo simples, focado no movimento, algo conveniente como um controle", disse o CEO. É claro que você sempre pode jogar um game com um controle em somente uma das mãos, apesar de isso não ser algo aconselhável, confortável e que não funciona com muitos jogos de PC.

Com o Sinister, o mouse e o controle se propõem a ser um só. Uma versão final do Sinister está planejada para ser divulgada até o fim do ano e os desenvolvedores especulam que o aparelho poderá custar entre US$ 80 e US$ 120. Acesse o site da Tivitas aqui para obter mais informações sobre o aparelho e contribuir com o projeto se desejar.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.