7 mundos recriados dentro de Minecraft [vídeo]

5 min de leitura
Imagem de: 7 mundos recriados dentro de Minecraft [vídeo]

Quando se fala no mundo dos jogos eletrônicos, poucos títulos provocaram tanto impacto na indústria quanto Minecraft. Desenvolvido quase na íntegra por uma única pessoa, o game chamou a atenção por oferecer ferramentas praticamente ilimitadas de exploração e criação de novos ambientes e objetos.

Para compreender o motivo pelo qual o jogo chamou tanta atenção, é preciso entender um pouco de seus princípios básicos. Assim que você inicia a aventura, é jogado em um mundo constituído basicamente por blocos que podem ser desmontados e transformados de diversas maneiras, tal qual acontece com as peçinhas do brinquedo LEGO.

Partindo desse princípio simples, jogadores dedicados gastam dezenas ou até mesmo centenas de horas tentando recriar mundos famosos usando as ferramentas disponíveis no game. Basta pensar em algum elemento da cultura pop e fazer uma procura em um site de buscas qualquer para se deparar com alguma modificação de Minecraft que faça referência a ele.

Neste artigo, reunimos alguns exemplos dos mundos mais impressionantes que foram recriados usando os elementos presentes no título. Animações, livros consagrados e até mesmo outros games são alguns dos temas que vamos apresentar — com direito a links para que você mesmo possa testá-los, caso essa alternativa esteja disponível.

World of WarCraft for Minecraft

Um dos projetos mais ambiciosos envolvendo Minecrat, a modificação inspirada em World of WarCraft transporta todo o mundo criado pela Blizzard para o universo dos blocos de construção. Segundo o desenvolvedor, o projeto é constituído por mais de 275 quilômetros quadrados virtuais que reproduzem todos os detalhes de Azeroth.

(Fonte da imagem: Reprodução/Baixaki)

Toda essa ambição tem um preço, que é pago pelo espaço que a criação ocupa em seu computador: nada menos que 27 GB quando todos os arquivos do pacote são descompactados. Vale lembrar que o software ainda está em fase Beta de desenvolvimento, o que pode resultar em alguns bugs gráficos e travamentos ocasionais dependendo da maneira como você interage com os elementos do jogo.

PotterCraft

Embora existam diversos jogos baseados na série de livros Harry Potter, nenhum deles realmente deixa você explorar Hogwarts de maneira totalmente livre — consequência do fato de que eles geralmente se propõem a seguir somente a trama criada por J. K. Rowling. PotterCraft se apresenta como uma ótima opção para quem está cansado dessas limitações, já que a modificação permite que você acesse praticamente todos os lugares que servem como cenário para a obra.

(Fonte da imagem: Reprodução/Planet Minecraft)

Devido à grandiosidade do projeto, seus desenvolvedores ainda estão trabalhando na construção de diversos cenários. Porém, já é possível ter um gostinho de como vai ser o resultado final ao se unir ao servidor público da modificação, que já está aberto a todos os interessados em explorá-la.

Moria

Ocupando uma área de 16 mil x 16 mil blocos, a recriação das minas de Moria vista no primeiro filme da série “O Senhor dos Anéis” surpreende pela grandiosidade. Segundo seus criadores, todo o projeto foi literalmente cavado por eles próprios, o que significa que nenhuma modificação foi utilizada para simplificar o processo de construção.

(Fonte da imagem: Reprodução/Imgur)

O resultado de dezenas de milhares de horas de trabalho é uma recriação surpreendente dos cenários vistos no cinema. Todas as salas pelas quais Frodo e a comitiva do anel passaram podem ser observadas em todos os seus detalhes, incluindo corredores dominados por orcs e a ponte em que Gandalf confrontou o temível balrog de Morgoth.

Infelizmente, até o momento a modificação ainda não está disponível para download devido à sua grandiosidade. O arquivo final do projeto é tão grande que seria preciso gastar de dois a três dias simplesmente para enviá-lo a um servidor, algo que impossibilitou seu compartilhamento até agora.

HyruleCraft

HyruleCraft é uma recriação completa do universo encontrado em The Legend of Zelda: Ocarina of Time, considerado por muitos como o ápice da série desenvolvida pela Nintendo. Além de apresentar todo o mundo externo do jogo, a modificação permite que você explore em detalhes todos os labirintos presentes na aventura clássica.

(Fonte da imagem: Reprodução/Planet Minecraft)

O projeto apresenta todos os cenários e elementos do game em uma escala 1:1, o que significa que nenhum elemento foi perdido no processo de conversão para Minecraft. Após uma etapa bem-sucedida de testes iniciais, o servidor relacionado ao mod foi tirado do ar temporariamente para que novos ajustes pudessem ser feitos pelos desenvolvedores.

Ghibli World

Conhecido no ocidente principalmente pelo filme “A Viagem de Chihiro”, ganhador do Oscar de melhor animação, o estúdio Ghibli pode ser considerado como uma espécie de Disney japonesa. Os filmes criados pela empresa sempre combinam elementos fantasiosos com aventuras que podem ser apreciadas tanto por crianças quanto por adultos, sempre surpreendendo pelas técnicas de criação empregadas em sua construção.

(Fonte da imagem: Reprodução/Planet Minecraft)

Ghibli World tenta trazer um pouco dessa magia para o mundo de Minecraft, misturando características de várias produções do estúdio. Entre os elementos que podem ser vistos no mod, estão o castelo mágico visto em “O Castelo Animado”, a mansão japonesa de “A Viagem de Chihiro” e os cenários agrícolas de “Meu Vizinho Totoro” — para tornar a experiência ainda mais divertida, a trilha sonora do projeto é constituída por várias músicas presentes nos filmes homenageados.

Plants vs Zombies

Perto dos mapas com dimensões grandiosas criados pelos fãs de Minecraft, essa homenagem a Plants vs Zombies não parece muito surpreendente. Porém, pelo simples fato de que a modificação consegue reproduzir na íntegra o título desenvolvido pela PopCap, já vale a pena conferi-la.

(Fonte da imagem: Reprodução/Planet Minecraft)

Seu objetivo é usar moedas de ouro para comprar uma série de plantas responsáveis por defender sua casa de um ataque de zumbis. Cada uma delas possui características e poderes diferentes que devem ser combinados para lidar com as diferentes ameaças que surgem pelo caminho — a partida só chega ao fim quando, finalmente vencido, o jogador perde todos os pontos de energia da casa que deveria proteger.

Assassin’s Creep

Inspirado na série desenvolvida pela Ubisoft, Assassin’s Creep desafia você a explorar os ambientes de uma cidade em busca de nove cristais escondidos em suas sacadas e vielas. Somente após encontrar todos esses itens é que você terá acesso ao principal labirinto do projeto, no qual poderá encontrar uma série de tesouros mágicos.

(Fonte da imagem: Reprodução/Planet Minecraft)

Quem gosta de uma boa dose de desafios também poderá se aventurar descobrindo cartazes espalhados pelo local, além de penas escondidas que revelam uma grande recompensa quando todas elas são coletadas. Só fique atento ao fato de que, ao entrar no servidor da modificação, é preciso se comprometer a não adicionar ou eliminar qualquer bloco — atitudes que podem render seu banimento permanente.

Fontes: Planet Minecraft, Reddit

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.