Games que imitam o Mario

2 min de leitura
Imagem de: Games que imitam o Mario

Sempre depois que alguém faz um tremendo sucesso, nada mais natural do que surgir uma multidão de pessoas querendo imitar o famoso. Se o Mario foi o maior fenômeno dos games de todos os tempos ninguém sabe ao certo, a verdade é que em matéria de imitação ele é o campeão absoluto. Chegou a hora de você conhecer alguns destes games que se inspiraram no encanador mais famoso.

É preciso reconhecer que nem sempre se trata de uma imitação propriamente dita. Quando um game faz sucesso a ponto de influenciar toda uma geração, é comum que seus moldes sejam incorporados aos novos padrões do gênero. Mas quando a coincidência é demais, até o Baixaki desconfia. Confira esta seleção bem humorada de games que se identificam um pouco, ou muito, com o Mario e descubra bons jogos.

Parece, mas não é

Nada se perde e muito pouco se cria, tudo se aproveita! Você já viu uma boa idéia que nunca foi reutilizada pelo menos uma vez? Muitos jogos apostaram que recriar a receita básica dos jogos do Mario renderia o mesmo sucesso que o game original. Ilusões à parte, confira alguns dos que sonhavam noites a fio em se tornar tão famosos quanto o ilustre encanador italiano.

Dê uma chance a esta minhoca!

O que não faltou foram tentativas de heróis, desde patos (Charlie The Duck), cachorros (Happyland Adventures), minhocas (Go Ollie!), criaturas estranhas (Chebo Man) e personagens genéricos (Generic). Existem ainda aqueles que inventaram personagens humanos: Cadog Adventures, Bernard & Hank e Alex Adventure entre muitos outros.

Na cara dura!

Super Bart World.

Nem todos os games se utilizam da mesma sutileza que os jogos acima. Muitos jogos não tem o menor pudor em copiar tudo o que querem do Mario e alterar apenas o personagem principal. Na maioria das vezes o objetivo é justamente ser cômico, mas em casos extremos como em Syobon Action a proposta infeliz era realmente séria.

Bart Sympson tira onda de encanador em Super Bart World ao lado de Kyle no South Park Super Mario Bros. Os games se misturam em Super Megaman World e Super Sonic Mario quando Megaman e Sonic decidem ajudar o bigodudo. Acreditem, até o imbatível Chuck Norris arrebenta as pobres tartarugas em Super Chuck Norris Bros. E o que dizer de Seu Madruga? Ele deixou de pagar o aluguel atrasado só para dar as caras em Super Magro World.

Notáveis

Enquanto alguns imitam e outros se apropriam, existem ainda alguns games que usam muito bom gosto para preparar um prato na melhor receita de Mario. Para quem não conhece, Tux é o carismático pinguim do Linux que entrou numa fria para salvar o seu mundo em Super Tux, um imitador que merece destaque.

Super Tux, agenturas geladas!

Muito mais do que uma mera coincidência de nomes, Maryo é um garoto de chapéu vermelho que se meteu em uma aventura para pegar moedas e pular em cima de tartarugas. Claro que se trata de mais um reaproveitamento do Mario, mas um ótimo reaproveitamento. Se Secret Maryo Chronicles é um game colorido e carismático que ganha disparado de muitos games do próprio Mario, então porque não dar uma chance a esse jovem aventureiro?

Secret Maryo Chronicles, um ótimo game!

Quem não tem Mario caça com qualquer um dos muitos games que o imitam. Até Mario precisa de um descanso de vez em quando, deixe que um de seus substitutos assuma o seu papel e surpreenda-se. Afinal de contas, muitas vezes o discípulo é capaz de superar o seu mestre.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.