Game da Prefeitura de Curitiba põe você na pele de pessoas com deficiência

2 min de leitura
Imagem de: Game da Prefeitura de Curitiba põe você na pele de pessoas com deficiência

A Prefeitura de Curitiba apresentou nesta terça-feira (21) uma nova campanha em forma de jogo para mostrar como são as experiências cotidianas de pessoas com deficiência. O resultado é "Alter", um game que pode ser acessado desde já no seu navegador.

À primeira vista, você acha que "Alter" é somente um título de aventura para um jogador, mas ele traz significados bem mais profundos. Ele é um “advergame”, ou seja, um projeto que alia um jogo a uma campanha. Nesse caso, a ideia é que você se coloque no lugar do outro para entender dificuldades e potencialidades, desenvolvendo empatia.

Resultado de uma parceria entre o Conselho Municipal e a Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Curitiba, o jogo foi desenvolvido pela Racional Games, que é uma empresa de Curitiba. O nome é baseado no prefixo latino que significa “outro”.

Um game cidadão

O jogo se passa em meio à floresta, e o seu único objetivo é percorrer o mapa até o final do nível. No entanto, não é tão fácil quanto parece: no caminho, há obstáculos dos mais diversos níveis de dificuldade. Isso porque, a cada fase, o personagem tem uma deficiência: intelectual, física, auditiva, visual e o TEA (Transtorno do Espectro do Autismo). Em cada etapa, há uma experiência sensorial diferente, colocada na prática por meio de sons, gráficos e jogabilidade.

A conclusão de cada nível mostra ao jogador que é possível ultrapassar barreiras quando o ambiente se torna acessível — ou seja, que igualdade de oportunidades e direitos é algo necessário para não se delimitar a deficiência.

Acessibilidade garantida

Como não poderia deixar de ser, o jogo também conta com recursos de acessibilidade, para que pessoas com diferentes tipos de deficiência aproveitem igualmente a experiência. Assim, é possível ativar opções de reconhecimento de fala, audiodescrição e alto contraste, entre outros.

Ele foi criado desde o início para ter recursos de inclusão e interação

O desenvolvimento do game o torna diferente dos outros projetos com acessibilidade: ele foi criado desde o início para ter esse recurso, ou seja, ser acessível e inclusivo desde sempre, não só a partir do meio do projeto.

O título foi feito a partir da engine Unity 3D. Para deixar modelos de personagens e elementos do cenário mais próximos da realidade, a empresa utilizou desenhos em papel vegetal e pintados com tinta a óleo como base das animações.

Como jogar

Clique aqui para jogar Alter direto no navegador. Em breve, a promessa é de que sejam lançados apps do game para Android e iOS.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.