Battleborn: tudo sobre o novo MOBA em primeira pessoa da Gearbox

9 min de leitura
Imagem de: Battleborn: tudo sobre o novo MOBA em primeira pessoa da Gearbox

O universo que você conhece é infinito. Vasto como o horizonte e todos os astros que resplandecem no céu. Mas ele também pode se tornar um lugar escuro e inabitável. Tão frio como o silêncio de uma estrela em extinção.

Quando praticamente todos os astros do universo foram apagados para sempre, um grupo seleto de heróis é convocado para defender a última estrela de um mal poderoso e envolto por mistérios. Sua luta é para salvar todas as formas de vida. Seja bem-vindo à Battleborn.

Envolto por essa batalha épica, Battleborn é a nova aposta da Gearbox para um jogo de ação em primeira pessoa que mistura uma interessante história com tiroteios, magias, estratégia e muitos elementos de RPG.

Trazendo também muitas semelhanças com o gênero MOBA (Multiplayer Online Battle Arena), o game conta com atrativos diferentes para conquistar jogadores novatos e experientes para dentro das frenéticas partidas em equipe, incluindo um universo construído pelos mesmos criadores da série Borderlands.

A diferença é que Battleborn não se resume ao conceito das batalhas em arena, expandindo-se para modos de campanha que podem ser explorados sozinhos ou em equipe. Isso também inclui uma nova experiência dentro dos MOBAs a partir da visão em primeira pessoa.

Os iniciantes no gênero têm a sua disposição de missões multiplayer para a adaptação entre tantos elementos de ação, como as características de cada herói, as habilidades, os equipamentos disponíveis e os objetivos de cada jogo.

Do outro lado, os especialistas em MOBA encontram uma nova forma de jogar o gênero em uma visão em primeira pessoa. Há opções de customização e desbloqueios de personagens, skins e outros conteúdos a partir de níveis de jogador, além de um ambiente competitivo que aproveita a febre atual dos grandes campeonatos de video games.

Afinal, a briga pela última estrela do universo não acontecerá sem uma boa e frenética pancadaria.

O que chama a atenção em Battleborn?

  • Elementos de RPG, com customização e desbloqueios de skins
  • Shooter frenético em primeira pessoa, com magias, tiroteios e pancadaria
  • História e ambientes únicos, criados pelos diretores de Borderlands
  • Aos iniciantes no MOBA: missões para aprender a jogar com amigos
  • Aos veteranos no MOBA: ambiente competitivo com gostinho de FPS

Tudo sobre Battleborn!

Lançamento e Fase Beta

O lançamento de Battleborn está marcado para o dia 6 de maio no PC, PlayStation 4 e Xbox One. Mas, para adiantar os ânimos, uma fase Beta aberta para todos os jogadores entra em ação a partir do dia 8 de abril (PS4) e 13 de abril (PC/Xbox One).

Você pode se registrar e baixar o jogo desde já para participar de toda a ação! Não é necessário senhas ou registros.

Registre-se já para participar da fase Beta!

Jogabilidade

Battleborn conta com muitas mecânicas dos games de tiro tradicionais. A diferença é que, já que cada personagem terá armas e habilidades diferentes, o jeito de jogar com cada um deles varia. Enquanto um se concentra em voar e atirar foguetes nos inimigos, outro pode ficar atrás das linhas de ataque para curar os aliados.

Os controles também variam de acordo com a versão que você experimentar. No computador, a experiência clássica dos shooters está presente, com a movimentação pelo teclado e a mira executada pelo mouse. Nas outras plataformas, tudo é feito pelos botões do controle.

E, com a presença de magias e habilidades especiais, mais ações são utilizadas pelos jogadores durante a jogatina. Você confere um mapa dos comandos mais importantes logo abaixo.

Controles básicos para o PC

Controles padrões nos consoles

Campanha, missões, partidas online e customização!

Modos e Customização

Gosta de missões para se aventurar sozinho? Ou partidas competitivas épicas entre os jogadores? Pois Battleborn reserva essas duas possibilidades para todos os apaixonados por MOBAs e jogos de tiros.

Além de tudo isso, é possível customizar seu personagem por meio da Gear Box, que aumenta os atributos do seu herói. Ou ainda modificar os efeitos das suas habilidades com a Helix, a árvore de especialidades das magias do seu campeão.

Saiba mais sobre cada uma dessas possibilidades logo abaixo.

Participe de várias missões dentro da história do jogo

Missões de campanha

Aventure-se pela campanha e participe da aventura que decidirá o destino de todos. Uma força maligna está prestes a destruir a última estrela do universo, e o jogador participará de uma verdadeira investida contra essa ameaça poderosa.

Essa narrativa pode ser encarada sozinha, mas os jogadores também podem se unir com amigos pela internet ou com a tela dividida para encarar essas missões perigosas.

Bônus de experiência e outras recompensas estão esperando a todos que aceitarem as missões do modo campanha.

Salve o universo de uma ameaça poderosa e misteriosa

Modos multiplayer

Tiroteios e magias para todo o lado? Você só está começando a sua aventura no modo multiplayer de Battleborn. Dez jogadores se encontram em arenas pequenas com tropas e precisam concluir objetivos para vencer a partida.

São três modos de disputa:

  • Incursão: destrua as tropas e os personagens inimigos e avance seus monstros contra a base adversária.
  • Devastação: o clássico mata-mata onde cada equipe deve eliminar todos os inimigos e controlar pontos específicos do mapa.
  • Colapso: disputa de pontos entre os dois times, onde cada uma deve guiar seus lacaios para eles se jogarem nos incineradores no centro do mapa.

Dicas:

  • Quer se aventurar no multiplayer? Então fique sempre atento ao mapa, pois ele indica onde estão as tropas e heróis adversários. Cada modo tem objetivos diferentes, então ande sempre com a sua equipe para ajudá-los a garantir a vitória.
  • E tome muito cuidado com as torres, pois elas causam dano considerável em sua vida. É possível atirar nelas para acabar com essa ameaça por um período de tempo.
  • Participar das partidas garante pontos de experiência em Command Rank e Character Rank. Você confere os desbloqueios específicos de cada uma na seção “desbloqueios”, logo abaixo.

Muita ação nas partidas multiplayer

Gear Box

Durante as partidas, é possível coletar fragmentos de cristal que podem ser utilizados de diversas formas, como a construção de torres e outras tecnologias estratégicas pelo mapa.

Outra utilidade, no entanto, é a compra de equipamentos por meio do menu Gear Box. Eles aparecem no canto inferior da tela e melhoram atributos específicos do seu herói, como vida, resistência e dano das armas e magias.

Dicas:

  • Não se preocupe muito com os equipamentos do Gear Box nas primeiras partidas. Além de serem desbloqueados conforme o nível da sua conta, eles são comprados aos poucos com os pontos conquistados durante as partidas.
  • Preste atenção também ao foco que você quer dar ao seu personagem. Quer um herói com mais vida e resistência? Então compre eles já no início para garantir a sua sobrevivência por mais tempo no campo de batalha. Quer golpes mortais? Então aumente o dano do seus golpes em troca da velocidade de ataque.

Customização dos atributos dentro das partidas é com a Gear Box

Helix

O Helix nada mais é que um sistema para você customizar e aprimorar o herói em pleno campo de batalha. Durante a partida, o seu personagem ganha pontos de XP por matar tropas inimigas e, com isso, ele aumenta seus atributos básicos conforme o seu nível.

No entanto, o destaque deste sistema é a possibilidade de dar novos efeitos para as magias de acordo com as suas preferências.

A cada nível, você conta com duas opções diferentes para aprimorar suas habilidades, dando lentidão para uma magia em área ou aumentando a cura efetuada pelo seu personagem. A escolha é por sua própria conta e risco.

Dicas:

  • O sistema Helix permite que você possa adaptar o seu personagem conforme o desenvolvimento da batalha. Se sua equipe demora muito para eliminar as tropas inimigas, prefira aumentar o dano em área do seu herói.
  • Ou, caso você esteja muito vulnerável contra muitos assassinos, invista em mais cura ou efeitos que te ajudem a sair facilmente de situações desfavoráveis.

Dê efeitos novos para as suas magias com o sistema Helix

Desbloqueios

Ao finalizar cada uma das missões ou partidas, o jogador ganha pontos de experiência para dois tipos diferentes de ranking. São eles:

  • Command Rank: o nível da sua conta, que serve para liberar os equipamentos (“gears”) e novos personagens.
  • Character Rank: o nível de especialização presente em cada um dos heróis, permitindo liberar novas skins e provovações.

Além desses desbloqueios, o jogador pode liberar pedaços da história de cada personagem ao concluir objetivos específicos para o herói.

E, para ajudar na evolução e na compra de equipamentos, desafios globais estão presentes, bonificando com pontos, créditos, títulos e outros conteúdos.

25 heróis abrem a ação em Battleborn

Heróis

Atualmente, são 25 heróis que compõem o elenco de heróis do universo. Cada um deles conta com seis habilidades diferentes, variando entre magias que são ativadas até modificadores passivos dos seus ataques e atributos.

Eles também são separados em diferentes funções dentro do campo de batalha. Acompanhe cada uma das classificações.

Matadores

Thorn, a arqueira precisa

Focados em evaporar com os inimigos, os matadores não terão pena de eliminar heróis e criaturas com poucos golpes e tiros. Eles estão separados em duas classes:

  • Assassino: guerreiros com habilidades de rápida aproximação para destroçar os inimigos com suas armas de mão.
  • Sniper: atiradores de longa distância com altíssima precisão e balas mortais. Contam com habilidades de reconhecimento de campo para auxiliar nessa tarefa.

Um grande exemplo dessa função é Thorn, a patrulheira sniper das selvas de Ekkunar com flechas amaldiçoadas.

Todas as habilidades de Thorn se baseiam em venenos e ataques em área

Guerreiros

Boldur, o anão invocado

O coração dos guerreiros está sempre na guerra. Não importa o quão caótico esteja o campo de batalha, eles sempre mergulham na linha de frente para bater de frente com os inimigos. Em Battleborn, você encontrará três tipos dessa classe:

  • Brawler: heróis invocados que querem bater nos inimigos com suas armas de mão. Contam com magias devastadoras para se aproximar e resistir a muito dano.
  • Skirmisher: mais vulneráveis que os “brawlers”, os “skirmishers” buscam a batalha com mais agilidade e com habilidades mortais. Para compensar, são mais vulneráveis.
  • Initiator: iniciam as batalhas, se aproximando rapidamente dos adversários e deixando eles vulneráveis por um período de tempo.

Entre os guerreiros, talvez o anão ekkuni Boldur seja um dos melhores representantes entre os “brawlers”.

Magias de Boldur usam toda a fúria e poder do anão

Suportes

Miko, a curandeira

A especialidade dos suportes é manter os aliados protegidos e aumentar ainda mais as condições de batalha da equipe. Eles podem ser divididos ainda em duas categorias:

  • Healer: médicos ambulantes, eles cobrem o time com magias de cura e outras habilidades para manter os adversários bem longe.
  • Shielder: especializados em criar (e destruir) escudos, eles também cumprem funções secundárias de dano e proteção de terreno.

Miko é um dos exemplos clássicos de suporte. Sendo o último broto sobrevivente de uma colônia de fungos, a curandeira conta com opções diversas para ajudar os aliados.

Miko centraliza suas habilidade e magias para curar os integrantes da equipe

Especialistas

Benedict, a ave pacificadora

Os especialistas cobrem funções diferentes no fluxo da batalha. Seja de matar rapidamente os monstros inimigos ou controlar posições específicas, eles servem para dinamizar a estratégia da equipe. São três diferentes funções:

  • Disruptor: conta com um arsenal mais amplo que os demais heróis, apostando em armadilhas, metralhadoras fortes e outros equipamentos para se adaptar à guerra.
  • Territorial: muito parecido com os “disruptors”, esta classe é focada em controlar pontos específicos do mapa por meio de arsenal extremamente poderoso.
  • Pusher: dizimando tropas inimigas rapidamente, sua função é manter os aliados no controle do campo de batalha.

Benedict, a ave pacificadora, se encaixa na posição de “pusher” por ser capaz de voar e atirar foguetes de longe.

Benedict é capaz de destruir rapidamente com os lacaios do time inimigo

Veja todos os heróis no site oficial!

Gameplays

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.