Plataforma de streaming da Microsoft muda de nome e ganha várias novidades

3 min de leitura
Imagem de: Plataforma de streaming da Microsoft muda de nome e ganha várias novidades

A Microsoft está ampliando as suas divisas para comprar briga com mais gente e, aparentemente, de forma mais séria. A empresa entendeu de vez que nem só de Windows vive o mundo e está investindo pesado no mundo dos games, seja com o Project Scorpio, seja com a mudança de nome e diversas novidades anunciadas hoje para a sua plataforma de streaming de jogos.

O serviço está no ar desde janeiro de 2016 e até então era conhecido como Beam, mas passa a se chamar Mixer a partir de hoje. Sem dar uma explicação muito precisa, a Microsoft apenas justifica a alteração informando que o nome anterior impediria a expansão global da ferramenta.

“Nós acreditamos muito no poder da plataforma e queremos fazê-la crescer em cada grande mercado ao redor do mundo”, declarou o cofundador e engenheiro-chefe do Mixer Matt Salsamendi. “Infelizmente, isso não era algo que poderíamos fazer com o nome Beam. Nós escolhemos Mixer como o nosso novo nome porque ele representa o que nós mais amamos nesse serviço: unir as pessoas.”

Jogatina interativa com a Telltale

Agora sob a alcunha de Mixer, a alternativa da Microsoft para o Twitch e para o YouTube Gaming trouxe também algumas outras novidades para os seus utilizadores. Entre os novos recursos, destaca-se a função Crowd Play, que permite aos espectadores de um gameplay escolher qual decisão o jogador deve tomar.

Novo Mixer vai oferecer mais possibilidades para jogatinas interativas nos jogos da Telltale

A nova função adiciona mais interatividade à plataforma e está disponível inicialmente apenas em jogos da Telltale. Como os games da desenvolvedora permitem que cada jogador tome decisões específicas em determinados momentos, quem fizer gameplays dos títulos Guardians of the Galaxy: The Telltale Series, The Walking Dead: A New Frontier e BATMAN: The Telltale Series poderá deixar tais ações para a plateia.

Streaming cooperativo

Anunciando “inovações para a próxima geração do streaming”, a Microsoft apresentou ainda outros recursos para a sua plataforma. Um deles é o sistema de streaming cooperativo que permite até quatro jogadores realizando uma transmissão simultânea em uma mesma página. Nesse caso, os streamings ficam reunidos lado a lado e com um chat único.

Nas próximas semanas, quem joga no Xbox One poderá convidar amigos para uma festa como essa diretamente da central do sistema. Além de não exigir que os quatro participantes joguem o mesmo jogo, a nova função não os obriga a utilizar o mesmo equipamento — ou seja, é possível reunir amigos que usam PC e Xbox One (e futuramente o Scorpio) sem qualquer problema.

Streaming cooperativo do novo Mixer

Streaming no mobile

Outra novidade anunciada hoje é o início da fase de testes do Mixer Create, o aplicativo para Android e iOS (ainda não disponível) que permite a realização de lives a partir de dispositivos portáteis. Por enquanto, o serviço funciona aos moldes de Facebook Live e Periscope, mas vai permitir em breve a realização de gameplays de jogos para tablets e smartphones.

Mais novidades

Para facilitar a vida dos jogadores na hora de acessar conteúdo no Mixer, a Microsoft lança também o Channel One, uma central que funciona de forma ininterrupta e na qual o usuário tem uma visão geral sobre tudo o que está acontecendo na plataforma. Lá é possível encontrar lançamentos, dicas, informações sobre eventos, streamings ao vivo e muito mais.

Quem participa do programa Xbox Insiders passa a ter acesso a partir de hoje à nova página do Mixer no dash do Xbox One. De forma semelhante ao Channel One, ela também vai reunir informações e detalhes sobre tudo o que acontece na plataforma, com conteúdo selecionado pela equipe da Microsoft.

Complementam as novidades o lançamento do Mixer NYC Studio, um estúdio físico do serviço de streaming construído em Nova York, e uma festa no campus da Microsoft para celebrar as novidades do Mixer. O encontro será transmitido ao vivo a partir das 17h de hoje (horário de Brasília).

Além de tudo isso, a Microsoft avisa que apresentará o Mixer ao grande público durante a E3 deste ano. O evento acontece durante os dias 11 e 15 de junho, com direito a um estande especial da plataforma por lá, transmissões em 4K e tudo mais.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.